Briatore rejeita rótulo de “matador” de Jack Doohan

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 às 9:37

Flavio Briatore

Flavio Briatore ainda não nega que a Alpine pode fazer uma troca de piloto no meio da temporada 2025 da Fórmula 1.

A função real do italiano é de consultor de equipe se reportando a Luca de Meo, CEO da Renault – mas este último admitiu no lançamento do carro de 2025: “Vamos ser honestos, Flavio é o chefe”.

De fato, Briatore não está mais escondendo que foi o responsável pela decisão de mudar para motores Mercedes a partir de 2026, ou que ele “lutou muito” para trazer Franco Colapinto da Williams pelos próximos anos.

“Para vencer, você precisa que tudo seja competitivo e o motor não era competitivo”, disse ele.

“Qualquer um na minha posição teria escolhido entre Mercedes ou Ferrari, e eu escolhi Mercedes. Voltei para vencer corridas, e para isso você precisa do melhor”.

O “melhor” para Briatore também se aplica aos ocupantes dos cockpits, com Pierre Gasly parecendo seguro por enquanto.

“Eu não conhecia Gasly, mas ele fez cinco ou seis corridas finais fantásticas. E foi positivo colocar Jack (Doohan) em Abu Dhabi para dar a ele uma corrida a mais de experiência”.

É a vaga de titular do novato Doohan que parece estar seriamente ameaçada, com alguns sugerindo que Colapinto o substituirá depois das primeiras cinco corridas de 2025.

“Não, não. Serão mais de cinco. Estou brincando”, sorriu Briatore. “Vamos ver. Primeiro vamos começar a temporada”.

“Não sou um matador, só quero ter os melhores pilotos possíveis. Represento Fernando Alonso há 23 anos, o que mostra que apoio pilotos que me dão o que peço deles”.

Então, quando se trata do carro recém-revelado da Alpine para 2025, Briatore insistiu: “Preciso de alguém rápido que possa vencer uma corrida”.

“Não estou pressionando por Colapinto. Temos três pilotos reservas. (Paul) Aron e Colapinto são extremamente rápidos. No momento, Jack tem se saído muito bem nos testes e Gasly fez um ótimo trabalho no ano passado”.

“Vamos começar a temporada e então veremos se temos a chance. Se não este ano, no próximo. Claro que buscamos talentos, mas todos buscam, porque com talento é mais fácil vencer campeonatos mundiais”.

“Tivemos isso com (Michael) Schumacher e Fernando – os melhores pilotos fazem a diferença e tento garantir que tenhamos o melhor possível. Seja Colapinto, Paul ou Jack, não importa para mim”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.