Briatore: Ainda não há decisão sobre o projeto do motor de 2026
domingo, 23 de junho de 2024 às 8:50
Alpine
O novo conselheiro de F1 da Alpine, Flavio Briatore, mantém opções em aberto em relação à possibilidade de a Renault descartar seus planos de motores para 2026. “Não comento esse tipo de boato”, expressou o chefe da equipe Alpine, Bruno Famin, ao Canal Plus em Barcelona, sobre as especulações em andamento.
Briatore, anteriormente no comando durante os primeiros tempos de maior sucesso da equipe de fábrica da Renault, foi trazido de volta pelo CEO Luca de Meo, para resolver os atuais problemas de desempenho da equipe.
“Estou analisando toda a situação agora”, disse Briatore, de 74 anos, ao jornal Sonntagsblick. “Vou descobrir rapidamente onde estão os problemas. Estou voltando graças a Luca. Não teria feito isso com ninguém que já estava no topo do grupo Renault”, explicou Briatore ao La Gazzetta dello Sport.
“Ele é um dos gênios que exportamos da Itália, uma pessoa fantástica que quer resultados imediatos. Ele não os está conseguindo e então contratou alguém que sabe como obter resultados. Mais ou menos foi assim que tudo começou”, prosseguiu Famin.
Surpreendentemente, no desafiador circuito de Barcelona, o carro de 2024 da Alpine apresentou melhorias inesperadas. “Agora temos que entender o porquê”, declarou Pierre Gasly com um sorriso. “Eu gostaria de poder lhe dar a resposta, mas não a tenho”.
Historicamente, a Renault tem lutado para produzir um motor “híbrido” competitivo há mais de uma década. Com ainda mais ênfase nos elementos elétricos para os regulamentos de 2026, rumores sugerem que a Alpine pode recorrer ao uso de motores Red Bull ou Mercedes.
“Serei o conselheiro do chefe e farei tudo o que puder para ajudar a equipe a vencer corridas”, comprometeu-se Briatore. “Portanto farei o que sei fazer”.
Sobre se isso poderia significar o abandono do seu próprio motor, esclareceu ao jornal La Repubblica: “Não há decisão nem negociações em curso. Estamos avaliando todas as opções para nos tornarmos competitivos novamente”.
No entanto, Famin expressou sua exasperação com as especulações. “Não sabemos quem faz os rumores, mas uma coisa é certa: são extremamente desestabilizadores para a equipe”, afirmou. “Estamos procurando todas as oportunidades para desenvolver o desempenho da equipe o mais rápido possível”.
Briatore, juntamente com comentários recentes semelhantes feitos por Famin e pelo CEO da Renault, de Meo, também confirmou que não há planos de vender a equipe. “100 por cento não”, garantiu Briatore em Barcelona.
Sua função também inclui aconselhar sobre a escalação de pilotos para 2025, com Gasly provavelmente mantendo sua posição. Em relação ao segundo carro, o ex-piloto de F1 Ralf Schumacher expressou esperança de que a ligação anterior de Briatore com Michael Schumacher possa beneficiar o retorno do jovem Mick às corridas.
“Flavio quer ver o desempenho primeiro”, comentou Ralf à publicação alemã Auto Bild. “Isso é crucial. Mas certamente não é uma desvantagem que ainda existam bons contatos com a família”.
alpine f1, bruno famin, f1, flavio briatore, formula 1, noticias f1, pierre gasly, ralf schumacher, renault f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.