Bottas revela transtorno alimentar no início da carreira
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023 às 9:37
Valtteri Bottas
Valtteri Bottas revelou ter sofrido de um transtorno alimentar não diagnosticado quando começou a correr na Fórmula 1 em 2013.
Depois de ser campeão da GP3 em 2011, o finlandês rapidamente se estabeleceu como um dos pilotos mais promissores no grid da F1.
Em um programa de TV finlandês, Bottas falou abertamente sobre sua temporada de estreia e como seu treinamento rigoroso o levou a sofrer de um distúrbio alimentar não diagnosticado.
“Eu treinava para suportar a dor física e mental. Isso saiu do controle e se tornou um vício. Nenhum transtorno alimentar foi oficialmente diagnosticado, mas definitivamente estava lá”, explicou Bottas.
“Não era muito saudável. Eu queria ser o melhor e pensava que tinha de fazer aquilo. Se a equipe diz que preciso pesar 68kg e meu peso natural é 73kg, eu farei tudo para isso”.
Bottas buscou a ajuda de um terapeuta para se recuperar e percebeu que sua vida estava focada demais na F1.
“Eu precisei da ajuda de um psicólogo para me recuperar, e a primeira análise foi que eu era quase um robô sem nenhum sentimento que só queria alcançar sua meta, o que me assustou. É verdade que eu não tinha nenhuma vida além da F1 naquela época”.
O finlandês também recorreu a um terapeuta depois de sua mudança da Mercedes para a Alfa Romeo, acreditando que isso ajudaria na transição.
“A temporada passada foi novamente mais difícil, meu futuro estava em jogo e eu não sabia em qual equipe iria correr”, continuou Bottas.
“O que você pensa quando é um cara durão é que não precisa de ajuda e pode resolver as coisas olhando no espelho. Contudo, um profissional sabe fazer as perguntas certas e abrir muitas portas”.
f1, formula 1, pressão, transtorno alimentar, treinamento, valtteri bottas
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.