Bottas já pensa em “plano B” na Fórmula Indy

sábado, 14 de setembro de 2024 às 6:50

Valtteri Bottas

Valtteri Bottas pode precisar manter viva sua carreira de piloto mudando para a Fórmula Indy em 2025. Essa é a opinião do também finlandês e ex-piloto de F1 Mika Salo, que acha que as chances são muito reais de que Bottas, 34 anos, não seja mantido pela Sauber, de propriedade da Audi.

A Audi obteve permissão do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren para negociar um acordo com o impressionante piloto da F2 Gabriel Bortoleto, administrado pela empresa de gestão A14 de Fernando Alonso.

No entanto, Bottas confirmou em Baku na quinta-feira que ainda está em negociações com o novo chefe da Audi F1, Mattia Binotto, e 99 por cento confiante em um acordo. O problema poderia ser suas exigências salariais multimilionárias, bem como sua insistência em um contrato de mais de um ano.

“É um grande assunto no paddock de Baku”, disse Roger Benoit, jornalista veterano do jornal suíço Blick. “Aparentemente, o último colocado do campeonato mundial ainda exige muito dinheiro para um novo contrato por causa de sua experiência. E isso apesar de ter sido bem pago nos últimos três anos”.

Salo concorda que Bottas tem lutado para brilhar em 2024. “O desempenho de Bottas este ano é péssimo, mas é por causa do carro. Valtteri tem um passado que todos conhecem”, declarou ele ao jornal Ilta Sanomat.

“Ele é um piloto habilidoso e um bom membro de equipe e isso fala por ele”, acrescentou Salo. “Ele não é barato, porém, e Bortoleto certamente traria algo com ele”, explicou ele, referindo-se ao patrocínio brasileiro.

“A situação é muito difícil para Valtteri. Não posso dizer o que está acontecendo, mas se eu fosse o chefe da equipe, preferiria escolher um piloto experiente”, prosseguiu Salo, de 57 anos, que guiou pela Sauber no passado, e acha que Bottas deveria considerar flexibilizar suas exigências.

“Um contrato de um ano com uma nova equipe seria ruim, mas não com uma que você já conhece”, comentou.

Quando questionado sobre a afirmação de Bottas de que está 99 por cento confiante em um eventual acordo com a Sauber, o representante da equipe, Alessandro Alunni Bravi, não se comprometeu em Baku.

“Estamos avaliando todas as opções para ver qual é o melhor equilíbrio entre a experiência de curto, médio e longo prazo, talvez jovens talentos. Existem candidatos potenciais de ambos os lados”, afirmou.

“Valtteri é um forte piloto da nossa equipe”, acrescentou Bravi. “Nós o conhecemos muito bem e é claro que ele está no topo da nossa lista. Mas existem outras oportunidades”.

Bottas admite que se for esquecido para a última vaga do grid de 2025, priorizaria a F-Indy como seu “plano B”. “O certo é que quero continuar competindo, como fiz durante toda a minha vida. O plano B seria a Indy. Tentar ganhar o campeonato lá por alguns anos. Mas esse não é o cenário em que estou pensando agora”, garantiu.

Salo acha que é uma boa opção alternativa para Bottas. Eu mesmo sigo a Indy. Há boas corridas e os carros são iguais, embora aquelas pistas ovais não sejam fáceis. Mas acredito que Valtteri encontraria rapidamente um lugar para ele lá”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.