Binotto explica saída de Bottas e Zhou da Sauber

quarta-feira, 6 de novembro de 2024 às 8:55

Valtteri Bottas e Zhou Guanyu

Mattia Binotto explicou por que decidiu dispensar Valtteri Bottas e Zhou Guanyu para a temporada 2025 da Fórmula 1.

O novo chefe da Sauber optou por contratar Gabriel Bortoleto para ser companheiro de equipe de Nico Hulkenberg.

Sem outras vagas abertas na F1 além do ecossistema da Red Bull, Bottas e Zhou não estarão no grid em 2025, encerrando suas carreiras de 12 e três temporadas, respectivamente.

Binotto confirmou que Bottas estava na disputa para ser mantido. Contudo, entende-se que a demanda do finlandês por um acordo de dois anos ao invés de aceitar o contrato de um ano que foi oferecido provou ser o obstáculo.

“Estendemos nossa mais profunda gratidão a Valtteri pelos últimos três anos juntos”, disse Binotto. “Ele tem sido a personificação do profissionalismo, usando sua vasta experiência para dar suporte ao crescimento da equipe”.

“A dedicação e a abordagem de Valtteri foram inestimáveis ​​durante um momento crucial da nossa história, e as memórias desses anos ficarão conosco por muito tempo”.

“Ao considerar nossa dupla de pilotos para as próximas temporadas, Valtteri era, sem dúvida, um forte candidato. Com seu espírito de luta, ele frequentemente levava o carro além dos limites de performance. No entanto, uma decisão teve de ser tomada”.

“Após discussões abertas e construtivas, concluímos mutuamente que as condições finais não poderiam ser atendidas, então concordamos que era hora de nos separarmos. Valtteri sempre terá uma porta aberta aqui em Hinwil”.

Com Zhou em particular, Binotto sentiu que o futuro da equipe e do chinês “estavam em lugares diferentes”.

Ele acrescentou: “Somos gratos a Zhou pelos últimos três anos, pelo comprometimento e pela fome que ele demonstrou desde o primeiro momento em que pilotou para nós até hoje”.

“Marcar pontos na estreia e ajudar a equipe a chegar ao sexto lugar em 2022 foi uma declaração de intenções, assim como sua contribuição fora da pista e na fábrica”.

“Queremos celebrar nossa jornada juntos com três corridas fortes para terminar esta temporada, e tanto a equipe quanto Zhou estão comprometidos em dar tudo de si em Las Vegas, Doha e Abu Dhabi”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.