Bernie Ecclestone: Max Verstappen poderia ter evitado a punição
segunda-feira, 21 de abril de 2025 às 12:37
Bernie Ecclestone
A Fórmula 1 mudou muito desde que Bernie Ecclestone fez suas únicas tentativas de competir no esporte em 1958, temporada em que houve apenas 11 Grandes Prêmios.
Embora a Ferrari já fosse a equipe mais icônica do grid, e eles venceram o campeonato de pilotos graças ao piloto britânico Mike Hawthorn.
Bernie Ecclestone pode não estar mais diretamente envolvido na gestão da Fórmula 1, mas ainda tem grande influência no esporte.
Para se ter uma ideia, ele participou da última reunião da comissão de F1, dando seu veredito sobre as próximas mudanças no regulamento.
No entanto, a curto prazo, a ação na pista está mantendo a atenção dele e de todos os outros, com o GP da Arábia Saudita sendo o evento mais recente a acontecer durante a temporada de 2025.
Oscar Piastri venceu em Jeddah, seguido de perto por Max Verstappen com Charles Leclerc subindo ao pódio pela primeira vez nesta temporada.
Bernie Ecclestone explica a Max Verstappen seu erro no GP da Arábia Saudita
Verstappen e Piastri alinharam-se lado a lado na primeira fila do grid como holandês na pole, mas o australiano da McLaren conseguiu uma largada melhor antes da primeira curva.
Piastri estava à frente e por dentro na entrada da curva, mas Verstappen assumiu a liderança por fora da pista quando eles passaram pela sequência inicial da curva.
Verstappen recebeu uma punição de cinco segundos por cortar a curva e ganhar vantagem, diferente de Liam Lawson, que fez a mesma manobra e recebeu 10 segundos de punição.
Ecclestone, confesso admirador de Verstappen, conversou com o jornal suíço Blick sobre a situação e disse: “Isso poderia ter sido evitado.”
“Por que Max não devolveu a posição imediatamente? Porque recuperar cinco segundos geralmente é difícil em condições normais.”
Em resposta à punição que Verstappen recebeu, o conselheiro chefe da Red Bull, Helmut Marko, explicou: “Tínhamos discutido a devolução da posição nos boxes, quando a punição já havia sido imposta.”
Verstappen vê pontos positivos no GP da Arábia Saudita, apesar da punição
Para Verstappen, o aspecto mais importante da tripla rodada foi manter o contato com os dois pilotos da McLaren na classificação do campeonato.
Ele fez uma grande corrida no Japão e, enquanto a corrida no Bahrain deixou as pessoas questionando o futuro de Verstappen na Red Bull, ele provou mais uma vez em Jeddah que será uma ameaça constante para a equipe de Zak Brown.
Em sua coletiva de imprensa oficial após a corrida, Verstappen disse: “No geral, foi uma corrida muito promissora.”
“Fomos um pouco infelizes com a punição, mas, tirando isso, o carro estava forte. Tivemos muitas dificuldades na sexta-feira com a gestão dos pneus, então ter um sábado e um domingo tão positivos significou que realmente melhoramos muito o carro.”
“Fiquei positivamente surpreso ao ver o quão competitivos fomos com os pneus médios. É claro que eu tive que tentar abrir uma vantagem, mas conseguir fazer isso foi bom.”
“Depois, com os pneus duros, demorou um pouco para que eu me sentisse totalmente confortável porque carro estava saindo um pouco de frente.”
“Apesar de tudo na corrida, terminar em segundo, bem perto do Oscar, foi um fim de semana positivo para nós.”
Noticias Bernie Ecclestone, noticias f1, noticias gp arabia saudita, noticias Max Verstappen
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.