Berlim, um clássico da Fórmula E que promete emoções

sexta-feira, 10 de maio de 2024 às 14:10

Circuito da Fórmula E em Berlim

O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA retorna ao icônico circuito urbano do Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, neste fim de semana para disputar as rodadas 9 e 10 da temporada de 2024.

À medida que o Campeonato Mundial de Fórmula E chega na metade, a competição regressa a Berlim para a terceira rodada dupla da temporada, intensificando a batalha pelo título na décima temporada da série 100% elétrica.

Com uma década de história de corridas em Berlim, todos os olhos estão voltados para os 22 pilotos que irão recriar a emoção vivida nas 18 corridas anteriores na capital alemã, destacada por notáveis ​​362 ultrapassagens nas duas corridas da temporada passada.

Entre os protagonistas mais notáveis ​​estão Lucas Di Grassi e António Félix da Costa, os dois únicos pilotos a repetir vitórias em Berlim, enquanto a Jaguar TCS Racing pretende repetir o memorável 1-2 da nona temporada. Além disso, Maximilian Günther, da Maserati MSG Racing, enfrenta a sua corrida em casa, e a TAG Heuer Porsche procura consolidar a sua vantagem com Pascal Wehrlein na classificação do Campeonato de Pilotos, tanto em território de pilotos como de equipes, também correndo como locais.

Berlim tem a honra de ser a única cidade que já sediou uma corrida em cada temporada da Fórmula E, com um total de 18 corridas, seis delas em agosto de 2020 devido à pandemia de COVID-19. A pista de Tempelhofer Feld acolheu quase todas as temporadas da Fórmula E e apresenta uma atmosfera familiar, mas não por isso menos exigente para pilotos e equipes. Além do mais, o traçado foi modificado para esta temporada e as possibilidades estão sempre abertas.

A plataforma de concreto irregular do circuito, o aumento da degradação e os altos níveis de aderência fazem dele um teste único de habilidade e estratégia para os competidores. Apesar dos desafios, o E-Prix de Berlim sempre ofereceu algumas das corridas mais emocionantes do calendário da Fórmula E.

A atualização do traçado, que agora será no sentido anti-horário, introduz modificações como a posição de ativação do MODO ATAQUE, que fica na parte externa da curva 2, e a reconfiguração do circuito em curvas de traçado de 15 minutos. curvas e chicanes adicionais.

Já foram 8 corridas, faltam 8 pela frente

À medida que a 10ª temporada passa da metade, a segunda temporada da era GEN3 já apresentou uma competição acirrada, com as primeiras oito rodadas do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA coroando sete vencedores de corridas diferentes. 11 pilotos subiram ao pódio e sete equipes diferentes estão atualmente representadas no top 10 da classificação de pilotos.

Enquanto o campeonato se prepara para a segunda metade da temporada, a classificação atual dos pilotos é a seguinte: Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, lidera com 102 pontos e é o único piloto com duas vitórias em seu nome na 10ª temporada. Logo atrás está Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, que somou uma vitória e quatro pódios este ano, o que o deixa apenas sete pontos atrás da liderança de Wehrlein.

O campeão mundial de 2023, Jake Dennis, da Andretti Formula E Team, fica em terceiro lugar, seguido pelo vencedor da sexta rodada, Oliver Rowland, da Nissan Formula E Team, e Mitch Evans, companheiro de equipe de Cassidy na Jaguar TCS Racing, na quarta e quinta posições, respectivamente.

Maximilian Günther, da Maserati MSG Racing, e Jean-Éric Vergne, da DS Penske, estão atualmente em sexto e sétimo, enquanto Sam Bird, da NEOM McLaren Formula E Team, está em oitavo. Stoffel Vandoorne, depois do melhor desempenho da temporada há duas semanas no Mónaco, ocupa a nona posição na outra máquina da DS Penske, enquanto António Félix Da Costa, da TAG Heuer Porsche, completa o top dez.

Este fim de semana será outro capítulo interessante na história da 10ª temporada, enquanto as equipes se preparam para algumas mudanças emocionantes no grid depois que alguns pilotos tiveram que ser substituídos devido a esta data coincidir com a rodada do WEC no Spa-Francorchamps. Kelvin van der Linde estará ao volante de um dos carros da ABT Cupra, substituindo Nico Müller. Na Envision Racing, Paul Aron e Joel Eriksson compõe uma nova formação de pilotos no lugar de Sébastien Buemi e Robin Frijns. Enquanto isso, Jordan King finalmente tem a chance de correr, substituindo Nyck De Vries na Mahindra Racing. Isto sem dúvida irá agitar a competição e trazer uma nova dinâmica à pista.

10 ANOS DE FÓRMULA E NA CAPITAL ALEMÃ

A história da Fórmula E em Berlim abrange 18 corridas disputadas em sete circuitos diferentes, e a cidade viu 15 vencedores diferentes ao longo dos anos. Além disso, quatro pilotos – Sam Bird, Sébastien Buemi, Lucas Di Grassi e Jean-Éric Vergne – competiram em todos os EPrix de Berlim, enquanto Buemi, Di Grassi e António Félix Da Costa continuam a ser os únicos pilotos a vencer em Berlim mais de uma vez.

Na última visita a Tempelhof, na nona temporada, Mitch Evans alcançou uma vitória histórica liderando uma dobradinha perfeita para a Jaguar TCS Racing ao lado do companheiro de equipe Sam Bird. Maximilian Günther, da Maserati MSG Racing, subiu ao terceiro degrau do pódio, marcando o primeiro pódio monoposto da Maserati em mais de 60 anos. A corrida, presenciada por casa cheia, registou 190 ultrapassagens e 53 mudanças de liderança, o que destacou a intensa competição entre os pilotos.

No segundo dia da rodada dupla de 2023, Nick Cassidy, da Envision Racing, conquistou a vitória, após uma masterclass em gestão de energia, numa corrida em que ocorreram mais 172 ultrapassagens. Jake Dennis ficou em segundo e Jean-Éric Vergne completou o pódio.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.