Berger clama por grande reformulação na F1
sábado, 30 de janeiro de 2016 às 10:09
Gerhard Berger
Gerhard Berger considera que a Fórmula 1 está na extrema necessidade de uma grande reformulação, visando restaurar o seu brilho anterior. O ex-piloto austríaco, que continua sendo um observador atento e visitante frequente do paddock, quer colocar o piloto de volta no controle das corridas e entretenimento.
“Voltando ao meu tempo, um carro de F1 era como um canhão solto”, disse ele ao jornal Salzburg Nachrichten. “Tivemos 1.400 bhp de potência e sem ajudas de pilotagem. Mas hoje é evidente após a primeira curva quem vai ganhar a corrida”.
“Você tem que voltar para um sistema onde o piloto é a chave para o sucesso na F1. Deve haver apenas quatro ou cinco pilotos que são capazes disso”, prosseguiu Berger, que reconhece que a F1 já teve vários períodos de domínio de apenas uma equipe, mas o atual com a supremacia da Mercedes (e pouco antes da Red Bull) é bem diferente.
“Havia equipes dominantes no passado, mas tínhamos mais abandonos também. Hoje em dia todos os carros cruzam a linha de chegada, não há mais surpresas. Antigamente você não podia ter certeza até o final. Mesmo na última volta da corrida você não podia ter certeza. E erros de pilotos eram punidos severamente”, lembrou.
“Mas hoje, todo o suspense está desaparecido logo após o início e você tem enormes áreas de escape asfaltadas, onde, com um pouco de sorte, você não perde nem mesmo uma posição quando você escapa (da pista)”, finalizou o ex-piloto de Benetton, Ferrari e McLaren.
brilho, carro, controle, corridas, ex-piloto, formula 1, gerhard berger, paddock, piloto, reformulação, sucesso, tempo
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.