Ayao Komatsu e as mudanças para melhorar o resultado da equipe Haas

sexta-feira, 9 de agosto de 2024 às 18:20

Ayao Komatsu – Haas

Após marcar 27 pontos nas primeiras 14 corridas, a Haas está razoavelmente tranquila em P7 na classificação, uma vez que eles estão mais próximos do P6 do que do P8. A equipe americana está a caminho de seu melhor resultado nos construtores desde 2018, quando terminou em P5 no geral.

A transformação na Haas

O chefe da equipe, Ayao Komatsu, desempenhou um papel crucial no sucesso recente da Haas, implementando uma série de mudanças estruturais.

Quando Komatsu foi anunciado pela primeira vez como chefe da equipe Haas, havia dúvidas sobre o quanto ele poderia impactar no desempenho da equipe.

Acreditava-se amplamente que uma mudança fundamental nos gastos era necessária para que a Haas melhorasse seus resultados.

No entanto, o engenheiro japonês estava convencido de que as mudanças processuais poderiam ter um impacto positivo.

Komatsu descreveu algumas das mudanças que foram introduzidas:

“Acho que quando todos sabem como estão contribuindo, isso também promove o trabalho em equipe.”

“Também deixando claro que não há cultura de culpa. Então, quando certas coisas não estão funcionando, temos que chegar ao fundo disso. Mas não há caça às bruxas, não apontamos para um culpado.”

“Temos que chegar ao fundo dos problemas. Porque se não chegarmos, não vamos resolvê-los.”

“E sempre deixando claro que não se trata de dizer – ‘você fez isso errado’.”

“Então, novamente, ter essa mensagem clara e, em seguida, criar um espaço seguro para todos. Para que eles possam admitir abertamente que há um erro, e possamos seguir em frente para resolvê-lo.”

“Essa é a chave. Mas é mais fácil falar do que fazer. Temos que continuar fazendo esse processo para garantir que se torne a cultura desta equipe.”

Haas otimiza seus recursos limitados

Claro, não há como negar que a Haas sofre de um grande défice de recursos em comparação com outras equipes na Fórmula 1.

Eles têm o menor pessoal de todas as equipes, com a Komatsu revelando que a Haas emprega centenas de funcionários a menos do que alguns de seus rivais imediatos.

O desenvolvimento de meio de temporada na equipe dos EUA é tradicionalmente muito limitado – devido ao seu orçamento e recursos limitados.

No entanto, Ayao Komatsu provou que a Haas é capaz de produzir atualizações eficazes no meio da temporada, como evidenciado pelas melhorias trazidas ao VF-24 em Silverstone.

Essas modificações ajudaram Nico Hulkenberg a conquistar um impressionante P6 numa pista muito exigente. Esse feito é especialmente notável, dado que a Ferrari, que compartilha muitos de seus componentes com a Haas, tem lutado com suas próprias atualizações.

Embora perder Nico Hulkenberg para a Sauber seja um golpe, a melhoria em 2024 da equipe é inegavelmente uma das maiores na F1 até o momento.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.