Autoracing Power Ranking – F1 Azerbaijão 2019
quinta-feira, 2 de maio de 2019 às 23:11A outra novidade prometida por nós, o Autoracing Power Ranking a cada corrida de F1 começa hoje. Toda a nossa equipe dará notas a todos os pilotos após cada corrida de F1 e as apresentaremos numa tabela com a nota de cada um para cada piloto. Na última coluna da tabela teremos a média de cada piloto.
Depois disso os pilotos vão subindo ou descendo no ranking matemático de acordo com as médias das corridas anteriores incluindo a última, pois consideramos essa a única forma correta de ranquear os pilotos durante uma temporada.
O critério para as notas será os erros e acertos de cada piloto nos treinos livres, na classificação para aquele GP e na corrida. Mas o mais importante será sua performance relativa ao nível do carro que ele tem e a seus adversários mais diretos.
Como vamos começar com o GP do Azerbaijão, os três primeiros GPs desta temporada, Austrália, Bahrain e China foram descartados. O nosso ranking começa agora com o o último final de semana, portanto só teremos uma tabela hoje, que é válida para o ranking do Azerbaijão e do geral.
Nos próximos Autoracing Power Rankings você verá duas tabelas.; a do próprio GP em questão e do ranking geral, que vai mudando conforme a média de cada GP que vai acontecendo.
E como não poderia deixar de ser, Valtteri Bottas começa o nosso Autoracing Power Ranking em P1, já que ele acertou o carro muito bem durante os treinos livres, fez a pole e ganhou a corrida sem cometer um único erro, mesmo com Lewis Hamilton em seu cangote durante toda a corrida, o que não é fácil para nenhum piloto do mundo.
Para a surpresa de alguns – mas não para os cinco analistas do nosso ranking -, Sergio Perez ficou em P2. O mexicano fez uma classificação espetacular, largou muito bem, ficou várias voltas à frente da Red Bull muito melhor de Verstappen e na corrida não perdeu posição para nenhum de seus rivais do segundo pelotão e terminou a corrida em P6 como “o melhor do resto”.
Norris e Raikkonen empataram no ranking por razões diferentes. Kimi pela recuperação espetacular largando do pitlane e Norris por ter feito um final de semana exemplar mesmo sendo um novato numa pista muito difícil como a de Baku. Chegaria à frente de Sainz, caso a McLaren não tivesse interferido na estratégia e tinha mais ritmo que Perez na parte sinuosa da pista, apesar de perder nos 2 km de pé cravado.
Você pode estar se perguntando porque ambos os pilotos da Ferrari estão tão mal colocados. Leclerc cometeu um erro feio na classificação que pode inclusive ter lhe custado a vitória na corrida. E Vettel foi mal, atrás de Leclerc em todos os treinos, uma volta de classificação no Q3 abaixo do que o carro estava se mostrando capaz e, na corrida andou a maior parte do tempo perto de Hamilton, mas nunca conseguiu sequer ameaça-lo, ao contrário, estava vendo Verstappen com uma Red Bull bastante desequilibrada vir tirando diferença.
O excelente Ricciardo ficou em último no Autoracing Power Ranking porque além de não ter conseguido chegar no Q3, cometeu dois erros bizarros na corrida ao passar reto numa freada e depois engatar a marcha ré sem olhar para trás e estragar tanto sua corrida quando a de Kvyat.
A nota da corrida se deve mais à grande expectativa criada em torno dela, do que propriamente pelo o que aconteceu de fato! E como já dizia aquele poeta contemporâneo, cujo nome não lembro mais, “muita expectativa é o passaporte carimbado para a frustração”.
Notas Baku – Autoracing Power Ranking
Pos | Piloto | Adauto S | Fabio C | Bruno A | Leandro S | Eduardo B | Média Total |
1 | Valtteri Bottas | 9 | 8,5 | 9 | 10 | 9,5 | 9,2 |
2 | Sergio Perez | 9 | 8.5 | 9 | 10 | 8,5 | 9 |
3 | Lando Norris | 8 | 7,5 | 8 | 8 | 8,5 | 8 |
4 | Kimi Raikkonen | 8 | 6,5 | 9 | 8 | 8,5 | 8 |
5 | Lewis Hamilton | 8 | 7,5 | 7 | 8 | 8,5 | 7,8 |
6 | Carlos Sainz Jr. | 8 | 7 | 8 | 7 | 8,5 | 7,7 |
7 | Max Verstappen | 8 | 7.5 | 7 | 8 | 7,5 | 7,6 |
8 | Lance Stroll | 7,5 | 6 | 8 | 7 | 8 | 7,3 |
9 | Daniil Kvyat | 7,5 | 7 | 7 | 8 | 7 | 7,3 |
10 | Alexander Albon | 7,5 | 6 | 8 | 6,5 | 8 | 7,2 |
11 | Antonio Giovinazzi | 8 | 6 | 7 | 6,5 | 8,5 | 7,2 |
12 | George Russell | 7,5 | 6 | 7 | 6,5 | 8 | 7 |
13 | Sebastian Vettel | 7 | 6,5 | 6 | 7 | 7 | 6,7 |
14 | Kevin Magnussen | 6,5 | 6 | 7 | 6 | 7 | 6,5 |
15 | Pierre Gasly | 6,5 | 6,5 | 6 | 6 | 7,5 | 6,5 |
16 | Charles Leclerc | 5,5 | 5.5 | 8 | 6 | 6,5 | 6,3 |
17 | Robert Kubica | 6 | 5 | 5 | 5,5 | 7 | 5,7 |
18 | Romain Grosjean | 5 | 6 | 6 | 5 | 5,5 | 5,5 |
19 | Nico Hulkenberg | 5,5 | 5,5 | 5 | 5 | 6 | 5,4 |
20 | Daniel Ricciardo | 5 | 5 | 3 | 5 | 5 | 4,6 |
GP Azerbaijão | 6 | 5,5 | 5 | 5 | 6 | 5,5 |
Quem votou?
Adauto Silva: publicitário, jornalista, ex-kartista, ex-piloto amador, editor chefe do Autoracing e comentarista do Loucos.
Fabio Campos: jornalista especializado em automobilismo e comentarista do Loucos.
Bruno Aleixo: jornalista especializado em automobilismo e comentarista do Loucos.
Leandro Schmidt: jornalista especializado em automobilismo, vice-campeão mundial de simulador de F1, vencedor da única etapa do Trofeu Maserati que participou em Interlagos e colaborador do Autoracing.
Eduardo Behling: jornalista especializado em automobilismo e colaborador do Autoracing.
O logo do Autoracing Power Ranking é uma cortesia de Adriano Augusto, membro do Forum Autoracing.
[the_ad id=”237860″]
autoracing power ranking, baku 2019 power ranking, f1 adauto ranking, f1 autoracing ranking, f1 power ranking, f1 power ranking 2019
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.