Atualizações e decisões erradas da McLaren comprometeram o GP dos EUA

quarta-feira, 23 de outubro de 2024 às 12:55

Lando Norris, Carlos Sainz e Charles Leclerc

A McLaren entrou no GP dos EUA receosa após assumir a liderança no campeonato de construtores depois das férias de verão da F1.

A temporada de 2024 tem sido um teste de quão bem cada equipe pode desenvolver e implementar novas atualizações para seus carros e a McLaren sem dúvida fez o melhor trabalho ao longo do ano.

A McLaren estava no final do grid no início da campanha de 2023 quando Oscar Piastri fez sua estreia, mas estava na liderança quando chegou a Abu Dhabi.

A equipe de Zak Brown então parecia estar marginalmente atrás da Ferrari e da Mercedes com a Red Bull bem na frente no início desta temporada, mas um pacote de atualização entregue em Miami virou o jogo.

Lando Norris conquistou sua primeira vitória em GP e, desde então, a McLaren foi tirando diferença para a líder Red Bull até ultrapassá-los na tabela dos construtores.

As esperanças de Norris de alcançar Max Verstappen na classificação de pilotos já eram pequenas antes do fim de semana do GP dos EUA em Austin.

Quase todas as equipes trouxeram atualizações para Austin e, infelizmente para a McLaren, o que eles trouxeram para o circuito não teve o efeito desejado. O carro piorou, ao invés de melhorar, assim como aconteceu com a Mercedes.

Em forte contraste, a Ferrari não mencionou nenhuma atualização que fizeram para seu carro, embora Frederic Vasseur admita que a Ferrari foi criativa com o acerto do carro no Circuito das Américas.

Infelizmente, a McLaren nunca pareceu a equipe mais rápida no COTA, apesar de Norris garantir a pole position para o GP de domingo.

Verstappen e os dois pilotos da Ferrari provavelmente bateriam o tempo de Norris, se George Russell não tivesse encerrado o Q3 prematuramente com um acidente na curva 19.

De acordo com a AMuS, quatro peças que a McLaren atualizou em seu carro “pareceram não ter tido o efeito desejado”.

A asa dianteira, os braços triangulares modificados, o sistema de ventilação do freio e a pequena asa traseira inferior não tiveram o impacto desejado.

Apesar disso, Stella negou que essas peças rebaixaram o carro e disse: Já sabíamos que Austin seria nossa pista mais difícil do resto do calendário.”

As táticas da McLaren e Lando Norris são questionadas após as dificuldades da MCL38

A McLaren fez mudanças em seu carro durante o fim de semana para proteger melhor seus pneus e isso foi fácil de ver na corrida.

Tanto Norris quanto Piastri ficaram muito mais tempo na pista em seus primeiros stints e isso colocou Norris de volta na disputa para tentar garantir um pódio.

No entanto, nenhum dos pilotos esteve na luta para vencer nenhuma das corridas, com o ritmo de corrida da Ferrari um nível acima de todos os outros.

Karun Chandhok questionou a tomada de decisão da McLaren na batalha de Norris com Verstappen, não conseguindo entender por que eles não disseram ao inglês para dar a posição a Verstappen e tentar novamente na volta seguinte.

Martin Brundle também ficou confuso com a abordagem de Norris na curva de abertura, indo para a parte de dentro da curva, mas ainda deixando muito espaço para Verstappen ultrapassá-lo jogando-o para fora da pista.

Esses pequenos erros estiveram presentes durante toda a temporada na McLaren e, embora seja improvável que sejam a única razão pela qual Norris não vence o campeonato de pilotos, eles têm que torcer para que essas decisões erradas não custem à equipe o campeonato de construtores também, assim como disseram o Adauto e o Luciano na LIVE de ontem do Autoracing.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.