Aston Martin contrata engenheiro importante da Ferrari

segunda-feira, 24 de junho de 2024 às 12:33

Enrico Cardile

Na impossibilidade de contratar Adrian Newey, que como Autoracing já publicou várias vezes estar fechado com a Ferrari, a Aston Martin atacou os italianos e contratou um desenhista de ponta da Ferrari, Enrico Cardile.

O Formu1a.uno da Itália relatou que a equipe de Silverstone tirou Cardile dos Vermelhos. O engenheiro de 49 anos subiu na hierarquia da Ferrari para se tornar o chefe de aerodinâmica, mas agora vai se mudar para a Inglaterra.

“Depois de alguns telefonemas e negociações persuasivas, o engenheiro italiano se juntará à Aston Martin”, afirma o relato. Sua saída, quando confirmada, não será um golpe para o chefe da equipe Frederic Vasseur, que fez de Cardile uma peça-chave de sua equipe em Maranello após sua chegada no início de 2023.

Engenheiros cada vez mais importantes

A Ferrari também tem estado em um processo agressivo de recrutamento. Houve um boato que tentaram convencer Pierre Wache a abandonar seu cargo de diretor técnico da Red Bull, embora os atuais campeões tenham respondido vinculando o francês a um novo contrato.

Mas eles conseguiram adquirir Loic Serra, que virá da Mercedes e começará a trabalhar em outubro. De acordo com a reportagem da Itália, será ele quem assumirá as responsabilidades de Cardile quando ele deixar a equipe antes de sua transferência para a Aston Martin.

Mas em abril de 2025 quem assumirá o papel principal no desenho dos carros de F1 da Scuderia será Newey, que desde o GP de Miami no início de maio se afastou e apenas cumpre quarentena na Red Bull, depois de projetar os carros vencedores de oito títulos para a os Touros.

A Ferrari e Newey provavelmente só anunciarão oficialmente sua parceria no final de semana do GP da Itália em Monza desta temporada, que acontecerá entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro. Newey, que já disse várias vezes que gostaria de trabalhar com Lewis Hamilton, que se juntará à Scuderia vindo da Mercedes no próximo ano, finalmente terão a chance de trabalharem juntos.

Resta ver o que a Aston Martin fará para que Cardile e Dan Fallows, que trabalhava com Newey na Red Bull – mas foi tirado de lá para desenhar os carros da Aston – trabalhem juntos. Fallows começou bem na equipe de Silverstone copiando em 2023 o carro de 2022 da Red Bull, mas seu desenvolvimento desde então tem sido ruim e o carro vem piorando, ao invés de melhorar.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.