Andretti sugere “notícias e mudanças” sobre a F1

sexta-feira, 15 de novembro de 2024 às 9:42

Nova fábrica da Andretti

Quando a Fórmula 1 rejeitou a proposta de entrada da Andretti no início deste ano, isso causou uma comoção considerável.

Apesar disso, a Andretti continua construindo com a intenção de se tornar uma futura equipe de F1. Ela ainda tem esperança de estar no grid em 2026.

Muitos funcionários de outras equipes de F1 foram contratados pela Andretti, firmes na crença de que ela competirá um dia. Isso é reforçada pelas palavras intrigantes de Mario Andretti.

“É uma questão para meu filho Michael e sua empresa, não para mim”, disse ele recentemente ao Gazzetta dello Sport. “O que posso dizer é que notícias e mudanças estão chegando, e meu total apoio vai para meu filho por todas as decisões e escolhas que ele fez durante esse período”.

Michael Andretti recentemente deixou seu cargo de CEO da Andretti Global. Possivelmente, foi um movimento estratégico, já que Mario revelou no começo deste ano que Greg Maffei, CEO da Liberty Media, havia dito a ele em Miami que faria tudo o que estivesse ao seu alcance para impedir uma entrada.

Foi anunciado esta semana que Maffei deixará seu cargo no final do ano, alimentando especulações de que uma solução para a Andretti e suas ambições na F1 está sendo trabalhada nos bastidores.

Então, esse é o principal argumento para que a Andretti permaneça totalmente comprometida com uma possível entrada em 2026?

Talvez a equipe americana tenha grande confiança na investigação do governo dos Estados Unidos. Ele está analisando se o bloqueio da oferta da Andretti foi justificado e se a F1 está usando um formato de “competição fechada”.

A Andretti pode forçar sua participação dessa forma e encontrar um fornecedor de motor a tempo? A General Motors só poderá fornecer um motor exclusivo a partir de 2028, significando que a Andretti precisará fechar um acordo com uma fabricante atual antes de 2026.

Em determinado momento, um acordo com a Renault parecia possível, mas a marca francesa anunciou recentemente o fim de seu programa de motores de F1 no final de 2025.

O fato é que a Andretti está avançando a todo vapor. Ela já realizou testes de colisão, por exemplo, no bico de seu futuro carro de F1, e há rumores de que o chassi está pronto para 2026.

Uma vantagem que tem sobre seus rivais é que pode se concentrar totalmente em 2026, enquanto as 10 equipes atuais ainda precisam se preparar para a próxima temporada.

A Andretti está fazendo isso com uma equipe de cerca de 250 pessoas, e os números continuando aumentando devido a uma forte campanha de recrutamento. Mesmo sem garantias sobre seu futuro, as pessoas estão ousando correr riscos ao se juntar à equipe.

Isso mostra que a confiança está alta na Andretti, mesmo em termos financeiros, já que o investimento anual chega a dezenas de milhões de dólares. Como Mario destacou, algo está claramente acontecendo.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.