Andretti Cadillac F1 contrata Pat Symonds

terça-feira, 21 de maio de 2024 às 16:46

Michael Andretti – Andretti Cadillac

Pat Symonds, que deixou seu cargo de diretor técnico da Fórmula 1, vai ingressar no programa da Andretti Cadillac F1.

O engenheiro de 70 anos, ex-chefe técnico das equipes Renault e Williams, se tornará consultor executivo de engenharia da Andretti assim que completar sua quarentena da F1.

A oferta de Andretti para ingressar no grid em 2025 ou 2026 foi rejeitada pela F1 em janeiro.

A F1 disse que reconsideraria a oferta da empresa norte-americana assim que os patrocinadores da Cadillac, parte da gigante automobilística General Motors, completassem sua prometida UP da F1 a tempo para a temporada de 2028.

A F1, detentora dos direitos comerciais do esporte, não quis comentar a mudança.

O CEO da Andretti Global, Michael Andretti, disse: “Não poderíamos estar mais entusiasmados em receber Pat na família Andretti.”

“O profundo conhecimento de Pat sobre aerodinâmica, dinâmica de veículos e unidades de potência de F1 será fundamental à medida que continuamos a construir uma equipe competitiva.”

“Acredito que sua experiência foi fundamental na formação da narrativa da F1 e seu voto de confiança em se juntar ao nosso esforço diz muito”.

O diretor técnico da Andretti na F1, Nick Chester, disse: “Tive o prazer de trabalhar com Pat no passado e ele tem uma riqueza de conhecimento que podemos aproveitar. Ele trará experiência em áreas técnicas e operações de equipe que nos ajudarão a desenvolver a equipe.”

Symonds é diretor técnico da F1 desde 2017 e foi fundamental, juntamente com o ex-diretor Ross Brawn, na criação dos regulamentos técnicos mais recentes, que foram introduzidos em 2022.

O objetivo dessas regras era tornar o campo mais competitivo e as corridas mais próximas. É questionável se eles tiveram sucesso – a Red Bull alcançou níveis de domínio sem precedentes na história da F1 desde a sua introdução.

Nos últimos tempos, Symonds tem trabalhado ao lado do órgão dirigente da F1, a FIA, nas novas regras técnicas que serão introduzidas em 2026. Estas deverão ser publicadas no final de junho.

Foi acordado na F1 há algum tempo que Symonds deixaria seu cargo assim que seu trabalho nas regras de 2026 fosse concluído.

A carreira de Symonds na F1 começou com a equipe Toleman em 1981. Ele permaneceu na empresa quando ela se transformou primeiro na Benetton em 1986 e depois foi adquirida pela Renault em 2001.

Ele ganhou títulos mundiais lá com Michael Schumacher em 1994 e 1995, e Fernando Alonso em 2005 e 2006.

Symonds, junto com o então chefe da equipe Renault, Flavio Briatore, foi banido do esporte por cinco anos por seu envolvimento no escândalo do GP de Singapura de 2008, conhecido como Crashgate.

Nelsinho Piquet bateu deliberadamente seu carro obedecendo a equipe com o objetivo de ajudar seu companheiro Alonso a vencer a corrida.

Mas um tribunal francês anulou a proibição em 2010 e Symonds e Briatore chegaram a um acordo com a FIA pelo qual ele poderia retornar à F1 em 2013.

Ele trabalhou inicialmente como consultor da equipe Virgin antes de ingressar na Williams como diretor técnico em 2013 e depois passar para sua função na F1.

Andretti está avançando com seu programa de F1, apesar de sua rejeição, tanto em termos de projetar um carro de F1 quanto em termos de buscar todos os caminhos para garantir uma entrada.

Enquanto isso, seis senadores dos EUA pediram ao departamento de justiça do país e da comissão federal de comércio, que analisassem a decisão da F1 Management de rejeitar a oferta de entrada da Andretti.

AS - www.autoracing.com.br

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