Alonso tentou comprar mecânicos da McLaren contra Hamilton

sexta-feira, 16 de setembro de 2022 às 14:54

Hamilton e Alonso em 2007 na McLaren

Fernando Alonso uma vez distribuiu envelopes de dinheiro para mecânicos da equipe McLaren na tentativa de ‘ganhar favores’ sobre o companheiro de equipe Lewis Hamilton, de acordo com Marc Priestley, que era mecânico da equipe em 2007

Alonso vinha de dois títulos mundiais consecutivos com a Renault destronando o então considerado como melhor piloto do mundo Michael Schumacher, quando ingressou na McLaren em 2007, e foi acompanhado por um jovem estreante britânico que parecia ser o piloto número 2 da equipe.

No entanto, esse britânico era o atual campeão da GP2 Lewis Hamilton, que não demorou absolutamente nada para igualar o espanhol mais experiente e até ser mais rápido, para espanto da própria McLaren e da F1 em geral.

A dupla registrou quatro vitórias cada e ambos somaram 109 pontos no campeonato mundial, apenas um ponto atrás do eventual vencedor Kimi Raikkonen. Mas Hamilton acabou na frente de Alonso no campeonato pelos critérios de desempate.

O tempo que passaram juntos durou apenas uma temporada antes de Alonso retornar à Renault, com vários pontos infames, incluindo Alonso segurando seu companheiro de equipe nos boxes para arruinar sua classificação no GP da Hungria, além de ter chantageado Ron Dennis ameaçando mostrar à FIA e-mails sobre o caso de espionagem da McLaren em relação à Ferrari.

O Autoracing soube através do Dude, que na época trabalhava na McLaren, que Alonso seria mandado embora da equipe um mês antes de ser divulgado e publicou isso com exclusividade mundial aqui. Foi o primeiro grande furto mundial do Autoracing.

Mas isso estava longe de ser o fim de suas tentativas de superar o agora sete vezes campeão mundial como o ex-mecânico de Alonso, Priestley, revelou.

“Uma das táticas de Fernando é tentar trazer toda a equipe para o seu lado da garagem”, explicou ele no Podcast PitStop. “Ele queria ter o controle de uma maneira ou de outra.”

“Houve um momento em 2007 em que o empresário ou treinador de Fernando apareceu em uma corrida e começou a entregar pequenos envelopes marrons cheios de dinheiro para todos que não estavam no carro de Lewis.”

“Então, a equipe dele, a equipe de apoio, eu estava comandando a equipe de t-car, todos nós pegamos esses pequenos envelopes marrons e eu me lembro de abrir o envelope e havia cerca de € 1.500 ou algo assim.”

“Foi tão desonesto, primeiro você pega um envelope marrom sem marca e eu fico tipo ‘muito obrigado o que é isso’ e o treinador se afasta e você fica com essa coisa e abre e estava literalmente apenas cheio de dinheiro.”

“Você começa a olhar em volta e todos os seus colegas perguntam ‘você abriu o seu? Quanto você conseguiu?” e, de repente, isso começou a se espalhar pela equipe e as únicas pessoas que não receberam foram os mecânicos e engenheiros de Lewis.”

“De repente, começamos a entender o que aconteceu, ele estava procurando ganhar apoio, tentando ‘encorajar’, digamos, as pessoas a apoiarem seu lado naquela intensa batalha em que estavam.”

“Por um lado, você pode dizer que foi uma tática inteligente, mas no final a equipe obviamente descobriu e nos fez doar tudo para a caridade, o que foi bom, mas foi um pequeno insight sobre as duas mentalidades diferentes.”

“Lewis fez coisas diferentes, Lewis fez jogos com a mídia, todos eles fizeram coisas erradas e certas, nenhum de nós é perfeito, mas eles seguiram sua estratégia de ser o melhor piloto de Fórmula 1 de maneira muito diferente, ambos alcançaram ótimos resultados em suas próprias maneiras diferentes, mas eram abordagens muito diferentes.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.