Alonso teme meta “impossível” para o peso dos carros
sexta-feira, 7 de junho de 2024 às 9:58
Fernando Alonso
Fernando Alonso expressou dúvidas sobre a capacidade das equipes de Fórmula 1 de reduzir o peso mínimo em 30 quilos para a temporada 2026.
O novo regulamento técnico divulgado na quinta-feira revelou que o peso mínimo dos carros diminuirá de 798 kg para 768 kg.
A redução ocorre em meio a reclamações dos pilotos sobre o peso dos carros nos últimos anos.
Porém, com o aumento da potência elétrica, Alonso destacou que as UPs ficarão muito mais pesadas que a versão atual devido às baterias necessárias.
“Acho que já é impossível alcançar 30 quilos”, disse o espanhol à mídia. “A questão é que se você tornar a UP 50% elétrica, precisará de baterias para suportar isso”.
“Acredito que os pneus também são mais pesados, os carros vão ganhar 20 ou 30 quilos só por causa da UP”.
O peso mínimo dos monopostos de F1 aumentou quase 200 kg desde a estreia de Alonso na temporada 2001.
Com a FIA destacando que deseja tornar os carros mais “ágeis” no futuro, Alonso acredita que a experiência dos engenheiros resolverá o problema.
“Se você quer reduzir 30 kg, precisa tirar 60 kg do carro atual, o que parece uma meta impossível para as equipes no momento. Eles têm dois anos para alcançar isso”.
“Como sempre na F1, o que é impossível em 2024 se tornará realidade em 2026 porque há pessoas muito inteligentes nas equipes. Mas acho que tudo é consequência de outras coisas que estão no carro”.
carros, f1, fernando alonso, formula 1, noticias f1, peso, temporada 2026
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.