Alonso sobre Newey na Aston Martin: Ainda é só um boato
segunda-feira, 2 de setembro de 2024 às 13:24
Fernando Alonso
Fernando Alonso afirmou que apenas “um homem” não vai consertar os problemas da Aston Martin, já que Adrian Newey continua sendo ligado à equipe de Lawrence Stroll por parte da imprensa estrangeira.
Boatos no paddock de Monza no GP da Itália de F1 foram de que a Aston Martin poderia anunciar a contratação de Newey em poucos dias.
Newey, o diretor de tecnologia da Red Bull, terminará a atual quarentena que cumpre depois de deixar a Red Bull em abril do ano que vem, quando estará livre para começar a trabalhar em uma equipe rival de F1.
Os boatos sobre a Aston Martin ser seu próximo destino ficaram mais fortes nas últimas semanas, já que as alegações de que ele pode ir para a Ferrari diminuíram.
“Bem, o que há são apenas boatos ainda, e acho que não é um trabalho de apenas um homem consertar as coisas”, disse Alonso em Monza.
Melhorar para 2025
“É mais o que temos agora e o que estamos produzindo. Entender o que está indo na direção certa, o que está indo na direção errada e tentar preparar 2025 de uma maneira melhor.”
A disponibilidade de Newey no ano que vem permitiria que ele supervisionasse o carro de 2026 para um novo empregador, potencialmente dando a eles uma vantagem importante para quando as novas regras de motor e principalmente de aerodinâmica começarem.
A Aston Martin investiu pesadamente em uma nova instalação em Silverstone e um novo contrato para Alonso até o final de 2026. Eles já têm parceria com a Honda para criar um motor para os novos regulamentos.
Mas atualmente, os resultados têm sido muito ruins.
A Aston Martin está em P5 no campeonato de construtores e realisticamente sem chances de melhorar essa posição até o final dessa temporada. Alonso terminou em P11 no GP da Itália, e seu companheiro de equipe Lance Stroll em P19.
“Nada que possamos fazer”, Alonso reagiu. “Quer dizer, estamos nas mãos da nossa equipe, e acho que Lance e eu estamos tentando fazer o melhor que podemos a cada fim de semana.”
“Eu estava inspirado para esse fim de semana, mas sei que fiquei completamente anônimo.”
“Este ano, Lance e eu estivemos muito próximos, dois ou três segundos atrás um do outro no final das corridas. E hoje foi um daqueles fins de semana em que eu estava um pouco melhor, e eu estava feliz com o carro e forçando para o nível que talvez estivesse além de 100%, e isso me deu apenas o P11.”
“Então sim, decepcionado. Precisamos ser pacientes. Precisamos entender que a grande meta é 2026.”
“Mas, ao mesmo tempo, acho que como equipe, poderíamos aceitar não estar na batalha das quatro primeiras. Elas são as equipes de ponta e estão bem à nossa frente.”
Elevar o nível agora
“Mas agora estar atrás da Williams, atrás da Haas, atrás da RB, acho que precisamos elevar um pouco o nível. Precisamos melhorar.”
Alonso disse sobre o carro do ano que vem: “Acho que ainda temos tempo para reagir.”
“A McLaren melhorou em quatro meses do último ao pódio. Então temos exemplos claros.”
“Além disso, a Mercedes começou da mesma forma que nós. Empatamos com a Mercedes nas quatro primeiras corridas, e eles já venceram três corridas este ano. Então, não sou fã de desculpas.”
Mas é improvável que a Aston Martin melhore nas próximas corridas.
“Acho que até termos uma atualização no carro, é isso que é, mas isso não é bom o suficiente”, Alonso se irritou.
“Não é bom o suficiente em Monza. Não é bom em Zandvoort, em Spa, na Hungria.”
“Então, não acho que haverá uma grande mudança em Baku, Singapura ou Austin, a menos que tragamos novas peças.”
“Esse é o plano. A equipe está ciente da situação. A equipe está trabalhando a todo vapor. Então, sim, continuamos unidos. Continuamos pressionando. No último fim de semana foi um ponto. Hoje foi perto de dois pontos, e essa será a nossa batalha.”
notícias Adreian Newey, noticias Aston Martin, noticias f1, noticias Fernando Alonso
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.