Alonso renova pedido de revisão do formato de classificação

domingo, 1 de dezembro de 2024 às 10:10

Fernando Alonso

Fernando Alonso reacendeu suas críticas ao formato do fim de semana da Fórmula 1, pedindo mudanças significativas para melhorar o espetáculo. A corrida curta no Catar provou ser tranquila, com os pilotos lutando para ultrapassar em um circuito caracterizado por curvas rápidas.

“É difícil ultrapassar neste circuito”, disse Alonso aos repórteres espanhóis. “Mas acho que o formato não ajuda mais do que o próprio circuito”.

“Em uma classificação com Q1, Q2 e Q3, os melhores pilotos sempre largarão na frente e terminarão na frente. Começamos em 11º e terminamos em 11º. Na minha opinião, o formato precisa ser mudado”, comentou

Alonso, 43 anos, há muito defende o retorno à classificação de volta lançada, um formato abandonado anos atrás devido à falta de popularidade entre os fãs. Ele argumenta que o sistema atual muitas vezes deixa as equipes intermediárias sem oportunidades de melhorar suas posições durante eventos de corrida curta.

“Bem, se você não quiser fazer um grid reverso – o que eu acho que as melhores equipes especialmente não querem – ou não quiser tornar o formato de classificação mais interessante, talvez com uma classificação de uma volta, então as equipes atrás não terão muitas oportunidades”, afirmou ele.

“Nestes sábados, tudo o que vemos é uma repetição das primeiras voltas do Grande Prêmio de domingo. Já aconteceu agora em todos os circuitos. Só o Brasil teve uma sprint com mais mudanças de posição, e isso porque lá há mais degradação e mais coisas acontecem”, prosseguiu.

Alonso também minimizou as expectativas para a corrida principal de domingo, no Catar, prevendo outro evento simples e pouco inspirador. “Acho que será semelhante, com uma parada para todos. Mas em vez de 40 minutos, será uma hora e meia. Então recomendo que quem está pensando em assistir, talvez prepare alguma comida”, brincou.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.