Alonso está fora da McLaren para temporada de 2008
terça-feira, 9 de outubro de 2007 às 16:58
Fernando Alonso – McLaren 2007
Por: Adauto Silva
Segundo fontes exclusivas do Autoracing, o clima ficou insustentável para o espanhol na equipe inglesa.
De acordo com fontes do Autoracing, Fernando Alonso já está fora da equipe McLaren para a temporada de 2008. O bicampeão mundial de 2005 e 2006 não tem mais clima nenhum dentro da equipe, nem mesmo com os mecânicos que o acompanham desde os testes da pré-temporada.
O ambiente de Alonso já estava bastante deteriorado desde o episódio do julgamento do caso de espionagem envolvendo a McLaren e a Ferrari, quando Alonso teria chantageado a equipe ameaçando mostrar e-mails que havia trocado com Pedro de la Rosa (piloto de testes da McLaren) para a FIA. A equipe não “comprou” a tentativa de chantagem e mostrou ela mesma os e-mails para a entidade.
Após esse fato houve um novo julgamento e a McLaren tomou a maior multa que se tem notícia no esporte (U$ 100 milhões) e ainda foi alijada da disputa do campeonato de construtores da Formula 1. As cúpulas da McLaren e de sua parceira Mercedes Benz, consideraram que foram aqueles e-mails que causaram a condenação da equipe. Mesmo assim ainda não havia sido tomada uma decisão sobre o destino de Alonso dentro da organização.
Entretanto, logo após os treinos de sábado para o GP da China no último final de semana, aconteceram fatos que deram o empurrão final que faltava para uma decisão. Alonso, além de ter tido um ataque de fúria dentro dos boxes, inclusive arremessando objetos contra a parede, deu algumas entrevistas a jornalistas espanhóis insinuando que estava sendo sabotado pela própria equipe e, por isso, não estaria mais conseguindo andar na frente de seu companheiro Lewis Hamilton. Isso pegou muito mal com a equipe toda e o clima, que já estava pesado, ficou insustentável.
No próprio sábado Ron Denis e Norbert Haug, responsáveis pela McLaren e Mercedes respectivamente, começaram a conversar seriamente sobre o futuro de Alonso e nesta segunda-feira decidiram que o espanhol não alinhará no grid de 2008 a bordo de um McLaren Mercedes. A maior possibilidade neste momento, é que Alonso receba salário, mas fique em casa ano que vem, a não ser que alguma outra equipe (Toyota, Renault ou qualquer outra), se disponha a pagar uma enorme multa para ter o bicampeão.
Essa decisão só será anunciada oficialmente depois do GP do Brasil, que fecha a temporada. Não há nenhuma indicação no momento que essa decisão seja revista, nem mesmo na agora mais improvável hipótese de Alonso vencer o campeonato deste ano.
A McLaren já sondou três pilotos para o lugar de Alonso; Jenson Button, falou com Frank Williams sobre Nico Rosberg e Heikki Kovalainen da Renault, que na minha opinião é quem tem mais chances nesse momento. Tem-se falado também sobre Sebastian Vettel, mas pelo fato do piloto alemão ter contrato com a BMW, grande rival da Mercedes, trata-se de uma possibilidade muito pouco provável.
Adauto Silva, 09/10/2007
adauto@autoracing.com.br
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.