ALMS – Lola-Aston Martin vence em Mid-Ohio; Melo bate
domingo, 7 de agosto de 2011 às 12:42A American Le Mans Series teve na tarde do último sábado (6) a corrida mais movimentada da temporada e 2011. As condições climáticas instáveis, o alto número de punições aplicadas aos pilotos, as saídas de pista em excesso e até a interrupção da corrida com bandeira vermelha pouco menos de dez minutos antes de da duração prevista de duas horas e 45 minutos marcaram a disputa da quinta etapa, na pista de Mid-Ohio, em Lexington.
Lucas Luhr e Klaus Graf, com o Lola-Aston Martin da Muscle Milk venceram pela segunda vez consecutiva. Luhr assumiu a liderança restando uma hora para a corrida, superando os pole positions Guy Smith e Chris Dyson, da Dyson Lola-Mazda. Na classe LMPC, a vitória foi de Kyle Marcelli e Tommy Drissi, com uma Oreca FLM09.
Na categoria GT, a mais acirrada da ALMS, a etapa de Mid-Ohio marcou a primeira vitória na categoria do Team Falken Tire, com o norte-americano Bryan Sellers e o alemão Wolf Henzler. A dupla valeu-se da pilotagem precisa e também da sorte a bordo do Porsce 911 GT3 RSR durante a chuva forte que encharcou a pista e provocou uma série de saídas de pista na fase final da corrida, pouco antes da interrupção com bandeira vermelha.
A sucessão de eventos imprevistos marcou, também, a atuação de Jaime Melo em Mid-Ohio. O finlandês Toni Vilander, parceiro do piloto brasileiro, largou em terceiro entre os carros da GT e figurou em segundo lugar até receber punição por um toque no Jaguar RSR do retardatário canadense Kenny Wilden. A punição de um minuto parado na área de boxes fez que com a Risi Competizione fizesse uma mudança improvisada na estratégia de corrida.
Vilander voltou à pista em nono lugar. Beneficiado pelo acionamento da bandeira amarela e adotando economia de combustível, o finlandês manteve-se na mesma volta dos líderes até parar nos boxes, depois de 82 minutos de corrida. Melo assumiu o comando da Ferrari F458 Italia número 62 da Risi e foi à pista sob a expectativa de recuperar o terreno perdido. Era quinto colocado quando a chuva começou a cair, já a menos de uma hora do fim da prova.
Mais uma vez sob bandeira amarela, enquanto todos os seus adversários tomavam o caminho dos boxes para calçar seus carros com pneus tipo “biscoito”, para pista molhada, o piloto brasileiro, já líder, discutia com a equipe, via rádio, a possibilidade de seguir na pista com pneus slick. Num primeiro momento, a Risi concordou, mas em seguida alertou-o que não haveria combustível suficiente para a arriscada estratégia a que o piloto se propunha.
Sem outra opção, Melo também foi para os boxes, ainda durante um dos períodos de bandeira amarela. Com o carro reabastecido e os pneus para chuva, sabia que teria pouco tempo para recuperar tantas posições quanto possível. Mas a estratégia foi abortada à relargada, quando faltavam 27 minutos para o término da corrida pelo tempo previsto. O brasileiro levou um toque do BMW de Joey Hand e, com a suspensão traseira danificada, teve de abandonar.
A próxima prova da American Le Mans Series acontecerá na tarde de 20 de agosto, em Elkhart Lake. Será uma corrida com quatro horas de duração.
Classificação da prova:
Pos. Cl. Pilotos Equipe/Carro Tempo/Dif.
1. P1 Luhr/Graf Muscle Milk Lola-Aston 2h31m47.755s
2. P1 Dyson/Smith Dyson Lola-Mazda +1m09.720s
3. PC Marcelli/Drissi Intersport FLM + 3 voltas
4. PC Field/Field Intersport FLM + 3 voltas
5. PC Cheng/Echeverria M/Sports + 3 voltas
6. GT Henzler/Sellers Falken Porsche + 4 voltas
7. GT Gavin/Magnussen Corvette + 4 voltas
8. GT Auberlen/Werner BMW + 4 voltas
9. GT Muller/Hand BMW + 4 voltas
10. GT Sharp/van Overbeek Extreme Speed Ferrari + 4 voltas
11. GT Beretta/Milner Corvette + 4 voltas
12. PC Jeannette/Gonzalez CORE FLM + 5 voltas
13. GT Murry/Lazzaro Robertson Doran Ford + 5 voltas
14. PC Lux/Zugel Genoa FLM + 5 voltas
15. GT Miller/Maassen Miller Porsche + 5 voltas
16. GT Bergmeister/Long Flying Lizard Porsche + 5 voltas
17. PC Bennett/Montecalvo CORE FLM + 6 voltas
18. GT Neiman/Law Flying Lizad Porsche + 7 voltas
19. P1 Burgess/McMurry Autocon Lola-AER + 8 voltas
20. GT Jones/Moran RSR Jaguar + 8 voltas
21. GT Junqueira/Wilden RSR Jaguar + 8 voltas
22. GTC Ende/Pumpelly TRG Porsche + 9 voltas
23. GTC Pappas/Bleekemolen Black Swan Porsche + 9 voltas
24. GTC Potter/Stanton Magnus Porsche + 9 voltas
25. PC Nicolosi/Boon Performance Tech FLM + 9 voltas
26. GTC Ham/Cumming JDX Porsche + 9 voltas
27. GT Melo/Vilander Risi Ferrari + 10 voltas
28. GTC Sweedler/Keen Alex Job Porsche + 10 voltas
29. GT Robertson/Snow Robertson Doran Ford + 10 voltas
30. GTC LeSaffre/Davis Black Swan Porsche + 11 voltas
31. GTC von Moltke/Bunting TRG Porsche + 14 voltas
Abandonos:
GT Brown/Cosmo Extreme Speed Ferrari 1m21.068s
P1 Al Masaood/Kane Dyson Lola-Mazda 1m13.607s
alms, autoracing, jaime melo, lola-aston martin, mid ohio, noticias, sábado
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.