Algumas vitórias poéticas no GP do Canadá

quinta-feira, 6 de junho de 2024 às 17:16

Primeira vitória de Hamilton em 2007

Estamos às portas do nono GP da temporada de Fórmula 1 de 2024. A F1 vai correr neste domingo em Montreal para o 53º GP do Canadá, numas das pistas prediletas dos pilotos e dos fãs.

O circuito Gilles Villeneuve é uma das pistas mais lendárias do calendário de 2024 da F1. Ao longo das décadas, a pista proporcionou-nos vitórias inéditas, batalhas lendárias e corridas memoráveis. Embora o GP do Canadá tenha tido muitas edições especiais que serão lembradas no futuro, houve algumas ocasiões neste século em que obtivemos vitórias poéticas. Aqui veremos algumas delas.

2007: Primeira vitória de um centurião

O GP do Canadá de 2007 foi o início dos números impressionantes de Lewis Hamilton na Fórmula 1. No sábado daquele fim de semana, ele conquistou a pole position número 1 de 104. Para completar o restante do top 5 estavam seu companheiro de equipe, o na época atual bicampeão Fernando Alonso, Nick Heidfeld da BMW Sauber e as Ferraris de Kimi Raikkonen e Felipe Massa, respectivamente.

Ambas as McLarens tiveram uma boa largada, porém Alonso tentou ultrapassar Hamilton na curva 1, mas em vez disso passou por cima da grama. Ele errou novamente na curva 1, na volta 15, ficando ainda mais atrás de seu companheiro de equipe novato. Três voltas depois, ele saiu da pista na curva 1 mais uma vez e caiu para P4 como resultado.

Na volta 22, Hamilton parou e caiu para o P3. Logo depois que o jovem britânico parou, Adrian Sutil, da Spyker, bateu na curva 4. O safety car foi acionado e, de acordo com as regras, o pit lane foi fechado até que o grid se amontoasse atrás do safety car. No entanto, como estavam com pouco combustível, Alonso e o piloto da Williams, Nico Rosberg, foram para os boxes. Como resultado, eles receberam punições de stop-and-go de 10 segundos cada.

Massa, outro piloto na briga pelo título com Hamilton, teve sua corrida arruinada no pit lane. Quando o pit lane foi aberto, Massa e Giancarlo Fisichella, da Renault, foram para os boxes, mas deixaram o pit lane quando o sinal vermelho no final dos boxes estava aceso. Como resultado, ambos os pilotos foram posteriormente desclassificados da corrida.

Dez pilotos não terminaram o GP do Canadá de 2007. Foram duas desclassificações, seis desistências por acidentes, incluindo a grande batida de Robert Kubica, quatro falhas na caixa de câmbio e 4 safety cars. Lewis Hamilton, no entanto, fez uma corrida quase perfeita, evitando problemas.

O reinício final da corrida após um período de safety car foi na volta 60. Durante as 10 voltas finais, Hamilton se afastou de Hiedfeld. Lewis Hamilton foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada. Naquele dia, Lewis Hamilton conquistou sua vitória número 1 de 103.

2008: Um arco de redenção

No GP do Canadá de 2007, Robert Kubica sofreu um acidente horrível. Ele foi submetido a um pico de força G de 75G. Seu carro bateu no muro, se despedaçou e capotou. Apesar do forte impacto, ele sofreu apenas uma leve concussão e uma torção no tornozelo. Ele perdeu apenas o GP seguinte, Indianápolis, mas voltou à pista para o GP da França, onde terminou em P4.

Ele voltou à pista onde sofreu o que poderia ter sido um acidente fatal no ano seguinte. Kubica se classificou incrivelmente em P2 para o GP do Canadá de 2008. Lewis Hamilton, da McLaren, era o favorito para vencer a corrida e largou na pole.

O britânico tinha uma vantagem confortável, a diferença entre ele e Kubica era superior a 5 segundos antes da Force India de Adrian Sutil ter uma falha na caixa de velocidades. O safety car foi acionado na volta 19 e Hamilton levou Kubica e Kimi Raikkonen, entre outros, aos boxes. A Ferrari de Kimi Raikkonen e Kubica concluiu seus pit stops à frente de Hamilton, mas pararam no final do pit lane devido a um sinal vermelho. Hamilton, entretanto, não viu o sinal vermelho cedo o suficiente e derrapou batendo na traseira de Raikkonen. Nico Rosberg também não viu o sinal vermelho cedo o suficiente e sua Williams deslizou e bateu traseira do carro de Hamilton.

Para sorte do polonês, Kubica saiu ileso, enquanto Hamilton e Raikkonen abandonaram a corrida. Favorito para vencer o GP, Lewis Hamilton estava fora da disputa. Potenciais fortes candidatos, Raikkonen e Felipe Massa, da Ferrari, também estavam fora de disputa. Massa ainda estava na corrida, mas caiu muito no grid como resultado do caos no pit lane causado pelo abandono de seu companheiro de equipe.

A BMW Sauber teve grandes chances de vencer a corrida com Kubica ou Nick Heidfeld. Os dois, no entanto, seguiram duas estratégias diferentes, Kubica com duas paradas e Heidfeld com uma parada. Quando Heidfeld finalmente fez seu pit stop, Kubica com um carro mais leve ultrapassou seu companheiro de equipe na volta 29.

A corrida de Kubica consistiu em manter seu companheiro de equipe o mais atrás possível. E ele fez exatamente isso. Numa corrida que teve sete líderes diferentes, foi Kubica, o sétimo líder da corrida, quem cruzou a linha de chegada primeiro. Heidfield fez a dobradinha da BMW Sauber, cruzando a linha 16 segundos depois de seu companheiro de equipe. David Coulthard, da Red Bull, conquistou a última posição do pódio.

Na pista que lhe deu aquela que é provavelmente a sua pior memória no automobilismo, ele venceu. Robert Kubica conquistou sua primeira e única vitória na F1 de sua carreira no GP do Canadá de 2008.

2011: Punição de drive-through, furo, troca de asa dianteira e seis pit stops

O GP do Canadá de 2011 é considerado uma das melhores corridas da história da Fórmula 1. O clima criou um grande espetáculo de entretenimento esportivo, e Jenson Button, conhecido por guiar muito bem em pista molhada, teve sem dúvida a melhor pilotagem de sua carreira.

Sebastian Vettel venceu 5 das 6 corridas anteriores, numa boa sequência para conquistar o segundo título consecutivo de pilotos. No GP do Canadá de 2011, o alemão conquistou a pole pela 6ª vez naquela temporada.

Choveu antes da corrida e a pista ainda estava bastante molhada. A corrida começou atrás do safety car antes de retornar aos boxes no final da volta 4. Sebastian Vettel liderou o pelotão à frente de Fernando Alonso, da Ferrari.

Atrás dos dois na frente, o companheiro de equipe de Vettel, Mark Webber, e Lewis Hamilton, da McLaren, fizeram contato, com Webber perdendo mais posições que o britânico. Três voltas depois, Hamilton se envolveu em outro incidente. Ao tentar atacar seu companheiro de equipe na reta dos boxes, os dois fizeram contato. Hamilton abandonou com um furo e danos na suspensão, enquanto o incidente exigiu o safety car.

Durante o período do safety car, há pilotos que pararam para pneus intermediários, incluindo Button. Mas ele teve que cumprir uma punição de drive-through por excesso de velocidade sob o safety car. O líder da corrida, Sebastian Vettel, permaneceu com os pneus de chuva. Esta provou ser a decisão certa para o jovem alemão, já que uma forte chuva começou a cair algumas voltas depois. O diretor de prova acionou o safety car novamente na volta 20, mas depois de algumas voltas atrás, eles sinalizaram a corrida com bandeira vermelha por pouco mais de duas horas.

A corrida finalmente foi retomada e definitivamente valeu a pena esperar.

Na volta 37, Button e Alonso fizeram contato. Alonso encalhou seu carro e abandonou. Button, por outro lado, teve que ir aos boxes mais uma vez, pois havia sofrido danos na asa dianteira e estava com um furo. Na volta 54, Vettel ainda liderava a corrida confortavelmente em seu Red Bull. Button, que muitas vezes perdeu posições ao longo da corrida, subiu e chegou ao P6 naquele ponto. Duas voltas depois, Button já estava em P4.

Mark Webber cometeu um erro na volta 65, com Button tirando-lhe o P3. Mais tarde naquela volta, o piloto da McLaren ultrapassou a Mercedes de Michael Schumacher para o P2. Button, que voou durante toda a corrida, continuou estabelecendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida e diminuiu a diferença para Vettel. Na última volta, Button ficou a um segundo de Vettel. No entanto, Vettel errou na curva 6 e Button passou por ele para assumir a liderança da corrida pelo resto da volta.

Button cruzou a linha primeiro, com Vettel, Webber e Schumacher atrás dele, respectivamente. No que foi uma corrida movimentada do início ao fim, o piloto da Ferrari, Felipe Massa, ultrapassou a Sauber de Kamui Kobayashi na linha de chegada para o P6.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.