Alfa Romeo anuncia saída da F1
quinta-feira, 23 de novembro de 2023 às 9:38
Alfa Romeo
A Alfa Romeo confirmou sua saída da Fórmula 1 após o término de seu acordo com a Sauber no GP de Abu Dhabi deste fim de semana.
A marca italiana começou a patrocinar a equipe suíça em 2018 e no ano seguinte assumiu os direitos de nomeação.
No entanto, com a Sauber tendo uma nova parceria com a Audi – que fabricará sua própria unidade de potência para o novo regulamento técnico de 2026 – a colaboração com a Alfa Romeo chegará ao fim.
Alfa Romeo e Sauber alcançaram o sexto lugar no campeonato mundial no ano passado. Sua última temporada tem sido menos bem-sucedida e eles chegam à final deste fim de semana apenas quatro pontos à frente da última colocada Haas no campeonato de construtores.
Mesmo assim, Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, disse que seu período com a Sauber foi “uma vitrine internacional do mais alto nível, bem como uma profunda experiência humana e esportiva”.
“Na minha humilde opinião, o retorno do investimento do trabalho que realizamos aqui foi o mais positivo de toda a minha carreira”, acrescentou ele. “Os benefícios em termos de visibilidade servem de referência para todo o grupo Stellantis”.
A Alfa Romeo já competiu duas vezes na F1 como construtora. Levou Giuseppe Farina ao primeiro campeonato mundial de pilotos em 1950, seguido por Juan Manuel Fangio no ano seguinte e depois se retirou, retornando na década de 70 e continuando até 1985.
Imparato indicou que a marca não descarta um retorno à F1 no futuro. “A Alfa Romeo tem a competição em seu DNA e voltará a emocionar os seus fãs o mais rapidamente possível, quando as condições forem adequadas”.
Neste fim de semana, os carros da Alfa Romeo terão o logotipo “seis” em sua pintura, refletindo o período com a Sauber.
Os C43 também terão o slogan “Alfa Romeo nei nostri cuori”, que em italiano significa “Alfa Romeo sempre em nossos corações”.
alfa romeo, audi, f1, formula 1, noticias f1, saida, sauber
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.