Agora é oficial: Cadillac entrará na F1 com motores Ferrari

terça-feira, 10 de dezembro de 2024 às 14:37

UP Ferrari

A mais nova equipe da Fórmula 1, a Cadillac Fórmula 1, está pronta para entrar na temporada 2026. E a grande novidade – agora oficial – é que eles recorreram à Ferrari para suas unidades de potência (UP).

O acordo entre a Ferrari e a Cadillac é uma grande parte do quebra-cabeça resolvido para a mais nova equipe de Fórmula 1, já que inicialmente foi declarado apenas que ela seria capaz de fabricar sua própria unidade de potência para correr até 2028.

“Acordo Plurianual” entre a Ferrari e a Cadillac

O anúncio oficial afirma que a Ferrari fechou um “acordo plurianual” com a Andretti Formula Racing para fornecer à Cadillac IPs de F1 a partir da temporada de 2026, quando ela faz sua estreia.

A equipe é liderada pela TWG Global, que recentemente assumiu a direção da Andretti Global, e pela General Motors, e foi provisoriamente aceita no grid a partir de 2026 pela F1 no mês passado.

“A Ferrari N.V. anuncia hoje um acordo plurianual a partir de 2026 com a Andretti Formula Racing LLC, referente ao fornecimento de unidade de potência e caixa de câmbio para a equipe de corrida liderada pela TWG Global e General Motors, sujeito à Andretti Formula Racing LLC receber confirmação por escrito da FIA – F1 de que sua entrada no Campeonato de Fórmula 1 da FIA de 2026 foi aceita e aprovada.”

Porque a GM causou uma reviravolta completa da F1

Em janeiro de 2024, a FOM declarou que um pedido da Andretti-Cadillac para entrar na F1 foi rejeitado porque “não sentiu que o que foi proposto agregou valor ao campeonato”.

Agora, no entanto, os chefões da F1 deram sinal verde para a General Motors, o que é uma reviravolta completa dos chefes da categoria. A diferença? Não há um ângulo definido aqui, mas é mais do que provável que tenha a ver com o nome Andretti. Quando a FOM divulgou uma declaração sobre a entrada da GM, não houve nenhuma referência à Andretti. Simplesmente uma referência aos parceiros da TWG Global, que é a empresa administrada por Dan Towriss, que assumiu as operações da Andretti Global quando Michael Andretti recentemente se afastou, mas sem vende-la.

Há muito tempo há rumores de que Michael Andretti e a F1 nunca concordaram em muitos assuntos, e seu afastamento do envolvimento diário, além da investigação do Departamento de Estado dos EUA ameaçando aplicar as leis antitruste norte-americanas sobre a categoria, abriu as portas para a General Motors entrar e se tornar a 11ª equipe de Fórmula 1 a partir de 2026

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.