Adrian Newey terá tempo de fazer um carro para Fernando Alonso vencer?

segunda-feira, 9 de setembro de 2024 às 17:04

Adrian Newey e Fernando Alonso

Se o que Adrian Newey disse anos atrás sobre trabalhar com Fernando Alonso ainda estiver valendo, o especialista em aerodinâmica de 65 anos pode trabalhar com o espanhol na próxima temporada, após cumprir a quarentena ao sair da Red Bull.

Ele foi ligado à Ferrari, onde trabalharia com Lewis Hamilton pela primeira vez, mas Vasseur disse que não teve como aceitar todas as exigências (ele não especificou quais) impostas por Newey, portanto há um boato muito forte que ele será anunciado nessa semana na Aston Martin.

Newey disse que seria “fantástico” ter o bicampeão mundial Alonso na mesma equipe que ele quando o espanhol foi ligado à Red Bull em 2019.

Ele disse à revista espanhola Esquire: “Trabalhar com ele teria sido fantástico. Ele parece ter tido azar com algumas escolhas que fez, mas sempre que falei com ele, ele foi muito gentil.”

“A habilidade de Fernando muitas vezes excede o carro em suas mãos. Acho que essa é a marca de um piloto realmente ótimo – a habilidade de se destacar apesar de não ter um ótimo carro.”

Newey admitiu mais recentemente que Alonso e Hamilton eram dois pilotos com quem ele gostaria de trabalhar antes de se aposentar. Em uma entrevista ao podcast Beyond the Grid da F1 no ano passado, perguntaram a ele se havia arrependimento de não ter a Ferrari em seu currículo.

“Emocionalmente, eu acho, até certo ponto, sim. Mas assim como, por exemplo, trabalhar com Fernando e Lewis teria sido fabuloso. Mas isso nunca aconteceu. Às vezes é só circunstância, é assim que é”, ele respondeu.

Sonhos que o dinheiro pode realizar

Embora o arrependimento por não trabalhar ao lado de Hamilton provavelmente continue, Newey pode estar pronto para realizar seu desejo com Alonso. Acredita-se que ele assinará um contrato de cinco anos com a Aston com um salário anual no valor de quase USD 40 milhões, de acordo com a BBC.

Parece uma combinação “muito boa”, com Newey tendo um salário astronômico e ainda trabalhar com um piloto que possa atingir o potencial máximo dos carros que ele projeta – exatamente o que ele disse em 2019 sobre Alonso. O proprietário Lawrence Stroll espera nada menos do que levar sua equipe aos títulos de pilotos e construtores.

Tem sido alardeado também que ele poderia desembolsar mais uma fortuna para reunir Newey com Max Verstappen, que tem contrato com a Red Bull até 2028, mas só se comprometeu verbalmente com eles por mais um ano. Alonso está vinculado à equipe até 2026, mas o filho de Lawrence, Lance, tem um contrato de “múltiplos anos”.

Se isso vier a acontecer, Newey provavelmente não vai “realizar o sonho” de realmente fazer um carro para Alonso vencer, mas sim para Max Verstappen novamente.

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.