Adrian Newey: Sky F1 nacionalista causa a demonização de Verstappen
terça-feira, 10 de setembro de 2024 às 17:35
Simon Lazenby, Martin Brundle e Nico Rosberg
O Race Fans ouviu Adrian Newey, que disse que a cobertura britânica da Sky sobre a Fórmula 1 levou à “demonização” dos dois pilotos campeões mundiais da Red Bull.
Newey disse que a cobertura da Sky é excessivamente “nacionalista” e transformou os campeões Max Verstappen e Sebastian Vettel em vilões.
“De fora, não tenho certeza se as pessoas apreciam e entendem Max completamente, assim como não fizeram com Sebastian”, disse Newey à High Performance. “Porque, antes de tudo, há uma espécie de demonização que ambos sofreram às vezes, o que acho muito injusto.”
“Talvez isso também seja um pouco da mídia britânica, se for honesto, a Sky tem uma grande influência ao redor do mundo, sua audiência é verdadeiramente internacional, mas sua cobertura é bastante nacionalista, ouso dizer, e isso pode ter influência.”
A Red Bull boicotou a cobertura da Sky durante o GP do México em 2022 devido à sua insatisfação com sua cobertura. Acredita-se que isso se refira a um segmento em que um apresentador da Sky se referiu a Lewis Hamilton sendo “roubado” do campeonato mundial de 2021, que Verstappen venceu.
Newey acredita que o tricampeão Verstappen é subestimado por muitos seguidores da F1. Ele o comparou a Fernando Alonso, com quem Newey trabalhará na Aston Martin após sua mudança para a equipe, que foi anunciada hoje.
“É quase como se Verstappen pudesse guiar o carro automaticamente”, disse Newey. “Ele não faz isso, é claro, mas ele pode guiar o carro e ter tanto poder de processamento sobrando, que ele pode então pensar muito sobre como está guiando o carro, como está cuidando dos pneus, o que ele pode precisar fazer nas configurações ou se não tiver certeza, perguntar ao seu engenheiro de corrida no rádio o que ele deveria fazer, mas destacando os problemas.”
“Ler a corrida ainda me fascina – Fernando é outro que consegue fazer isso, ele parece conseguir ler a corrida, mas eles não têm tudo na frente deles.”
No entanto, Newey admitiu que Verstappen mostrou sinais de “quebra” na segunda metade da temporada de 2021, quando sua luta pelo campeonato com Hamilton se intensificou após a colisão entre ambos no GP da Inglaterra.
“Particularmente depois de Silverstone, na pista entre Lewis e Max, ficou muito intenso”, disse ele. “Acho que Max tinha sentimentos muito fortes sobre aquele acidente em Silverstone.”
“Claro que ele era o líder do campeonato entrando em Silverstone, depois saiu da corrida e estava mais ou menos fora da corrida na Hungria quando foi atingido por Valtteri Bottas – não intencionalmente, mas ainda assim foi atingido e praticamente não marcou pontos. Ele passou de líder do campeonato para depois sentir um pouco mais de pressão.”
“A Mercedes conseguiu encontrar muito mais ritmo naquele carro no final da temporada. É sempre mais fácil para o caçador do que para a caça, e Max estava começando a sentir um pouco de pressão da caça.”
Newey disse que Verstappen teve sorte de evitar uma punição por sua manobra no GP do Brasil naquele ano, onde ele saiu da pista na curva do Lago para forçar Hamilton a sair da pista e impedi-lo de ultrapassá-lo.
“Na verdade, ele provavelmente teve sorte de não receber uma punição por sua manobra no Brasil. Na Arábia Saudita, foi um pouco de confusão – mais do que devia, eu acho. Mas Max provavelmente estava fora de ordem no Brasil, na verdade.”
“Então, acho que ele estava sentindo um pouco. E, de fato, Checo Perez, é uma coisa normal, se o companheiro de equipe que ele estava derrotando, de repente começa a se aproximar, não é que de repente o companheiro de equipe melhorou. Foi o mesmo com Fernando e Felipe Massa no final de 2010, de repente eles se aproximam porque o piloto líder estava sentindo a pressão.”
A Red Bull tentou, sem sucesso, forçar a FIA a rever a punição que deram a Hamilton pela colisão em Silverstone. Depois, a Mercedes os acusou de tentar “manchar o bom nome e a integridade esportiva de Lewis Hamilton”.
Newey admitiu que sua visão da colisão mudou desde então. “Na época, eu estava absolutamente incandescente com Lewis porque senti que ele cometeu uma falta deliberada e profissional.”
“Acho que agora, com o benefício da retrospectiva e do tempo, acho que eles estavam batendo rodas durante toda a volta até aquela curva. Lewis aproveitou uma oportunidade que ele achava que estava lá, avaliou mal, e o que aconteceu, aconteceu.”
“Max teve sorte ao não se machucar gravemente. Então eu entendo como isso aconteceu agora, talvez melhor, e provavelmente fui um pouco duro – fui duro demais com Lewis na época. Essa é talvez uma das coisas da Fórmula 1, você é sugado para que todos os outros sejam o inimigo muito facilmente.”
Verstappen revelou recentemente que sofreu problemas de visão após o acidente, o que ele não revelou na época. Newey disse que a equipe estava profundamente preocupada com seu piloto nos momentos após o impacto.
“O de Max em Silverstone é o último em que pensamos ‘ele está bem, ele está muito machucado lá?’”, disse ele. “Então, quando ele apareceu no rádio, porque ele estava tão sem fôlego que estava apenas grunhindo. E você não sabe o que isso significa.”
“Ele estava muito dolorido, teve uma concussão bem feia, ficou muito dolorido por uma semana depois, mas estava bem.”
Demonização Verstappen, formula 1, noticias Adrian Newey, noticias f1, noticias Max Verstappen, Notícias Sebastian Vettel, sky sports
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.