Acura e Hélio Castroneves vencem de novo as 24 Horas de Daytona
domingo, 29 de janeiro de 2023 às 17:55
MSR Acura
A Acura dominou a estreia dos motores híbridos nas corridas de carros esportivos norte-americanos ao terminar em 1-2 neste domingo nas 24 Horas de Daytona, onde Helio Castroneves e a montadora venceram a prestigiada corrida de resistência pelo terceiro ano consecutivo.
Esta última vitória do quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis veio novamente ao volante da Meyer Shank Racing, atual campeã da IMSA, e um grupo Acura que provou estar fortemente preparado para uma nova era híbrida das corridas.
A Acura apresentou um par de inscrições com Michael Shank e Wayne Taylor, que fez parceria apenas no mês passado com Michael Andretti. A Porsche atraiu Roger Penske de volta às corridas de carros esportivos com dois carros, enquanto a BMW persuadiu Bobby Rahal a mover seu programa para a primeira classe da IMSA. A Cadillac veio forte com três inscrições, duas da Chip Ganassi Racing e uma terceira da Whelen Engineering.
Mas toda a preparação para o lançamento se transformou em uma preocupação nervosa com as preocupações de durabilidade, já que todas as nove equipes GTP temiam que a nova tecnologia e os problemas da cadeia de suprimentos impedissem os carros de completar uma corrida de 24 horas.
De fato, um dos BMWs de Rahal teve um problema mecânico inicial e, em seguida, os dois Porsches de Penske quebraram. Foi um duro golpe para a Porsche, que com a Penske fez principalmente todo o trabalho de desenvolvimento para a mudança do GTP para motores híbridos.
Mas a Acura e a Cadillac foram capazes de administrar suas torções no primeiro dia, e um reinício com menos de 30 minutos restantes colocou os Acuras e dois Cadillacs na disputa pela vitória geral.
Foi Tom Blomqvist, o principal piloto no ano passado da equipe MSR que venceu o campeonato da IMSA e as 24 Horas, que recebeu a bandeirada no Acura nº 60. Ele segurou Filipe Albuquerque da Taylor/Andretti na relargada e Blomqvist praticamente abriu caminho para a vitória.
Renger van der Zande e Earl Bamber terminaram em terceiro e quarto na Chip Ganassi Racing, mas ambos os Cadillacs estavam mais de 7 segundos atrás de Blomqvist.
A vitória na Rolex é a terceira para o dono da equipe, Michael Shank, que transformou uma pequena equipe em um destaque no esporte a motor. Esta vitória veio com Blomqvist e Castroneves, bem como Simon Pagenaud pelo segundo ano consecutivo, e o estreante MSR Colin Braun.
Classificação da prova:
Pos | Classe | Num | Pilotos | Chassis | Voltas | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | GTP | 60 | Acura ARX-06 | 783 | ||
2 | GTP | 10 | Acura ARX-06 | 783 | 4.190 | |
3 | GTP | 01 | Cadillac V-LMDh | 783 | 9.630 | |
4 | GTP | 02 | Cadillac V-LMDh | 783 | 11.176 | |
5 | GTP | 31 | Cadillac V-LMDh | 771 | ||
6 | GTP | 24 | BMW M Hybrid V8 | 768 | ||
7 | LMP2 | 55 | ORECA LMP2 07 | 761 | ||
8 | LMP2 | 04 | ORECA LMP2 07 | 761 | ||
9 | LMP2 | 88 | ORECA LMP2 07 | 761 | ||
10 | LMP2 | 35 | ORECA LMP2 07 | 761 | ||
11 | LMP2 | 8 | Kyffin Simpson |
ORECA LMP2 07 | 759 | |
12 | LMP2 | 51 | ORECA LMP2 07 | 758 | ||
13 | LMP2 | 52 | Alex Quinn |
ORECA LMP2 07 | 757 | |
14 | GTP | 7 | Porsche 963 | 749 | ||
15 | LMP3 | 17 | Nico Varrone |
Duqueine D08 | 737 | |
16 | GTD | 27 | Aston Martin Vantage GT3 | 729 | ||
17 | GTD PRO | 79 | Mercedes AMG GT3 | 729 | ||
18 | GTD | 44 | Aston Martin Vantage GT3 | 729 | ||
19 | GTD PRO | 3 | Corvette C8.R GTD | 729 | ||
20 | GTD PRO | 14 | Lexus RC F GT3 | 729 | ||
21 | GTD | 70 | Brendan Iribe |
McLaren 720S GT3 | 729 | |
22 | GTD | 66 | Sheena Monk |
Acura NSX GT3 | 729 | |
23 | GTD | 12 | Lexus RC F GT3 | 728 | ||
24 | GTD PRO | 63 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 728 | ||
25 | GTD PRO | 9 | Porsche 911 GT3 R (992) | 728 | ||
26 | GTD | 93 | Ashton Harrison |
Acura NSX GT3 | 727 | |
27 | GTD | 78 | Benja Hites |
Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 726 | |
28 | GTD | 1 | BMW M4 GT3 | 726 | ||
29 | LMP3 | 33 | Nicolas Pino Nolan Siegel |
Ligier JS P320 | 725 | |
30 | GTD | 16 | Porsche 911 GT3 R (992) | 723 | ||
31 | LMP3 | 38 | John DeAngelis Christopher Allen Connor Bloum |
Ligier JS P320 | 721 | |
32 | GTD | 023 | Onofrio Triarsi Charles Scardina |
Ferrari 296 GT3 | 719 | |
33 | GTD | 77 | Max Root |
Porsche 911 GT3 R (992) | 719 | |
34 | GTD PRO | 53 | Porsche 911 GT3 R (992) | 717 | ||
35 | LMP3 | 13 | Duqueine D08 | 717 | ||
36 | GTD PRO | 23 | David Pittard |
Aston Martin Vantage GT3 | 716 | |
37 | LMP3 | 85 | Duqueine D08 | 715 | ||
38 | GTD | 19 | Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 714 | ||
39 | GTD | 57 | Mercedes AMG GT3 | 710 | ||
40 | GTD | 80 | PJ Hyett Seb Priaulx |
Porsche 911 GT3 R (992) | 710 | |
41 | GTD | 32 | Maximillian Goetz |
Mercedes AMG GT3 | 709 | |
42 | GTP | 6 | Porsche 963 | 700 | ||
43 | GTD | 91 | Alan Metni Julien Andlauer |
Porsche 911 GT3 R (992) | 699 | |
44 | GTD | 96 | Michael Dinan |
BMW M4 GT3 | 695 | |
45 | GTD PRO | 64 | Aston Martin Vantage GT3 | 674 | ||
46 | GTD | 83 | Michelle Gatting Doriane Pin |
Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 659 | |
47 | GTD | 21 | Mann Simon |
Ferrari 296 GT3 | 655 | |
48 | GTP | 25 | BMW M Hybrid V8 | 652 | ||
49 | LMP2 | 20 | ORECA LMP2 07 | 646 | ||
50 | GTD PRO | 95 | Chandler Hull |
BMW M4 GT3 | 635 | |
51 | LMP3 | 87 | Serravalle Antonio |
Duqueine D08 | 618 | |
52 | LMP2 | 18 | Dwight Merriman Christian Rasmussen |
ORECA LMP2 07 | 510 | |
53 | LMP3 | 36 | Ligier JS P320 | 371 | ||
54 | LMP3 | 43 | Sebastian Alvarez Guilherme de |
Ligier JS P320 | 368 | |
55 | GTD | 42 | Kerong Li Alessio Deledda |
Lamborghini Huracan GT3 EVO2 | 356 | |
56 | GTD PRO | 62 | Ferrari 296 GT3 | 349 | ||
57 | GTD | 92 | Porsche 911 GT3 R (992) | 278 | ||
58 | LMP2 | 11 | Thomas Steven Scott Huffaker |
ORECA LMP2 07 | 249 | |
59 | GTD | 75 | Mercedes AMG GT3 | 233 | ||
60 | LMP3 | 74 | Ligier JS P320 | 89 | ||
61 | GTD | 47 | Ferrari 296 GT3 | 44 |
24 horas, Acura, daytona, helio castroneves, IMSA, simon pagenaud
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.