Audi de Kristensen, McNish e Duval volta a vencer nas 24 Horas de Le Mans
domingo, 23 de junho de 2013 às 10:00
Audi R18 e-tron quattro #2 de Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish
A Audi, com os pilotos Tom Kristensen, Allan McNish e Loic Duval no bólido #2, conquistou mais uma vitória nas 24 Horas de Le Mans, em sua 81ª edição. A marca alemã dominou e ganhou a mais tradicional corrida de Endurance do mundo pela 12ª vez em 14 anos, quarta consecutiva.
Quem recebeu a bandeirada foi Tom Kristensen, que obteve uma histórica nona vitória na pista francesa, a primeira desde 2008. Eles lideraram a maior parte do evento, notadamente a partir da sétima hora, quando a Audi #1 enfrentou problemas de alternador e perdeu 40 minutos nos boxes.
As Toyotas incomodaram no início, mas não foram páreo. A #8, pilotada por Anthony Davidson, Stephane Sarrazin e Sebastien Buemi, chegou na segunda posição. A Audi #3, com Marc Gené, Oliver Jarvis e o brasileiro Lucas di Grassi, completou o pódio em terceiro. A Toyota #7 (Alex Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima) e a Audi #1 (Andre Lotterer/Benoit Treluyer/Marcel Fassler), última vencedora, apareceram na sequência.
A OAK Racing fez dobradinha na LMP2, com o #35 de Bertrand Baguette, Ricardo Gonzalez e Martin Plowman superando o #24 em um duelo acirrado. Na GTE Pro, Bruno Senna perdeu a chance de vitória devido a batida de seu companheiro Frederic Makowiecki com o Aston Martin #99: quem venceu foi o Porsche #92 de Richard Lietz/Marc Lieb/Romain Dumas, superando o Porsche #91. Na GTE Am, quem venceu foi o Imsa Porsche #76 de Jean-Karl Vernay/Raymond Narac/Christophe Bourret.
A corrida foi marcada pela tragédia. Logo após 10 minutos, Allan Simonsen bateu sua Aston Martin #95 na curva Tertre Rouge e morreu. Outros acidentes ocorreram ao longo da prova, a chuva também marcou presença e muitos pilotos ficaram pelo caminho.
Hora 1: A prova teve apenas seus primeiros 10 minutos com bandeira verde, em virtude do forte acidente envolvendo o Aston Martin de Allan Simonsen, que liderava a classe GTE Am ao bater no guard-rail da Tertre Rouge e infelizmente acabou falecendo. A bandeira amarela durou quase 1h, principalmente para reparos nas barreiras. A liderança estava nas mãos da Audi nº 1 com Andre Lotterer, seguido pelas Toyotas #7 e #8 e as Audis #2 e #3, de Lucas di Grassi. Na classe LMP2 liderança de Olivier Pla com a OAK Morgan-Nissan, na GTE Pro de Darren Turner com a Aston Martin #97 e na GTE Am de Pat Long com a Porsche #77. O Aston da equipe de Bruno Senna ocupava a terceira posição na GTE Pro e 27º no geral.
Hora 2: Após a bandeira verde e as primeiras paradas para trocas de pilotos, a Toyota ocupou momentaneamente a liderança com o bólido #8, devido a sua boa economia de combustível. A primeira Audi era a #1, segunda no geral, seguida pela Toyota #7 e pelas Audis #2 e #3, respectivamente. Na classe LMP2, liderança de Bertrand Baguette com o Oak Racing Morgan-Nissan #35, nono no geral. Na GTE Pro, Darren Turner segue em primeiro com o Aston Martin #97, enquanto a AF Corse Ferrari #61 lidera na GTE Am. O Aston #99 da equipe de Senna em terceiro na GTE Pro e 24º no geral.
Hora 3: Domínio total da Audi, com suas três máquinas nas três primeiras posições. Após três pit stops para cada um, Andre Lotterer (#1) tem 50s de vantagem sobre Allan McNish (#2). Lucas di Grassi (#3), apesar de uma breve escapada na curva Indianapolis, vinha em terceiro, na frente das Toyotas #8 e #7 de Anthony Davidson e Nicolas Lapierre. Na classe LMP2 liderança novamente do bólido #24 com Alex Brundle. Darren Turner segue em primeiro com o Aston Martin #97, com o #99 da equipe de Senna em segundo. Na GTE Am, Ferrari #61 ainda na frente.
Hora 4: Audi mantém o domínio. Benoit Treluyer completou o período em primeiro com o bólido #1, três minutos na frente de Oliver Jarvis no #3. Loic Duval #2 e Nicolas Lapierre na Toyota #8 duelavam com força pelo terceiro lugar, seguidos pela Toyota #7 com Alex Wurz. Na LMP2 liderança inalterada, Alex Brundle no OAK Morgan-Nissan #24. A Aston Martin seguia liderando na GTE Pro, com Stefan Mucke no #97 e o #99 em terceiro. Na GTE Am, AF Corse Ferrari #61, com Matt Griffin, seguia na frente.
Hora 5: Audi #1 na frente com Benoît Treluyer, tendo 50s de vantagem para a #2, nas mãos de Loïc Duval. Mais 40s atrás aparece a #3 com Oliver Jarvis, seguida pelas Toyotas #8 de Sebastien Buemi e #7 de Neel Jani. Mudança na LMP2, com a Oreca 03-Nissan #26 de Mike Conway em primeiro após mais uma rodada de pit stops. Na GTE Pro, a Aston Martin seguia na liderança, mas agora com o #99 de Frédéric Makowiecki. E na GTE Am, nada mudou: vantagem para a Ferrari #61, nas mãos de Jack Gerber.
Hora 6: As três primeiras posições seguiam inalteradas e ocupadas pelas Audis. A #1 de Benoit Treluyer tinha cerca de 30s de vantagem para a #2 de Loic Duval, após duas intervenções do Safety Car, acionado após Tristan Gommendy (Signatech Alpine-Nissan #36) ter tido seu pneu traseiro esquerdo furado, e em seguida pela carenagem da Lotus T128 #32 de Dominik Kraihamer ter se soltado, ambas as ocorrências na reta Mulsanne. Jarvis vinha em terceiro com a Audi #3, seguido pelas Toyotas de Wurz (#7) e Buemi (#8). Na LMP2, nova liderança, agora da G-Drive/Delta-ADR ORECA-Nissan #26, com John Martin. Na GTE Pro, o Aston Martin #99 estava em primeiro com Bruno Senna. E na GTE Am, Piergiuseppe Perazzini liderava com a Ferrari #55.
Hora 7: Mudança no panorama. As Audis #1 e #3 tiveram problemas: a primeira perdeu muito tempo nos boxes reparando um problema mecânico, e está agora em sétimo, a quatro voltas da liderança. Oliver Jarvis teve o seu pneu traseiro direito furado e rodou na Dunlop chicane, deixando a sua equipe em quarto. A liderança é da Audi #2 de Loic Duval, seguido pelas Toyotas #8 e #7, com Stephane Sarrazin e Kazuki Nakajima. Na classe LMP2, John Martin é primeiro com o ORECA-Nissan #26. Bruno Senna tem uma liderança mais folgada na GTE Pro, enquanto o Porsche #88 vinha em primeiro na GTE Am.
Hora 8: A Audi #2 permaneceu na liderança, nas mãos de Tom Kristensen, enquanto a noite começava a cair. A diferença para a Toyota #8 de Sarrazina estava em 3m13.789s, com a Toyota #7 ainda em terceiro, apesar de um problema elétrico e de combustível que causou algum atraso nas mãos de Nakajima. A Audi #3 se mantinha em quarto, com Marc Gené, apesar de mais um problema técnico. A Audi #1 perdeu 43 minutos na garagem e regressou em 21º, com Marcel Fassler. Na LMP2, o bólido #26 perdeu duas voltas com problemas na carroceria, e a liderança foi para o OAK Racing Morgan-Nissan #35 com Baguette. Bruno Senna seguia liderando a GTE Pro no Aston Martin #99, mas perdeu parte da vantagem devido a mais um Safety Car, acionado após a rodada do ORECA-Nissan de Tor Graves. Paolo Ruberti liderava a GTE Am com o Proton Porsche #88.
Hora 9: Tom Kristensen aumentou a sua liderança com a Audi #2 e está perto de dar uma volta em cima das duas Toyotas: a #8 em segundo com Sarrazin e a #7 em terceiro com Nakajima. A hora terminou sob bandeira amarela, devido a um acidente com Tracy Krohn (Ferrari #57). Di Grassi está em quarto com a Audi #3, e a #1 subiu para 16º com Marcel Fassler. o Morgan-Nissan #35 de Baguette seguia em primeiro na LMP2, o Aston Martin #99 com Richard Lietz na GTE Pro e Paolo Ruberti na GTE Am com o Porsche #88.
Hora 10: Tom Kristensen incrementou a liderança da Audi #2 e colocou as duas Toyotas uma volta atrás. Sarrazin, na #8, tem 35s de vantagem para a #7, com Nakajima. Lucas di Grassi, na Audi #3, está uma volta atrás dos carros japoneses, e a #1 passou para 15º. Na LMP2, liderança ainda com o Morgan-Nissan #35, de Ricardo Gonzalez. Rob Bell, no Aston Martin #99, segue liderando na GTE Pro, e a Ferrari #55 passou para primeiro na GTE Am.
Hora 11: Nada de alterações nas principais posições na LMP1. A novidade maior é a Audi #1, agora com Allan McNish, que vem escalando o pelotão e passou para 13º. Kristensen, com a #2, lidera uma volta na frente da Toyota #8, de Anthony Davidson. Nicolas Lapierre (Toyota #7) e Oliver Jarvis (Audi #3) estão logo atrás. Na LMP2, liderança do Morgan-Nissan #35 com Ricardo Gonzalez. Na GTE Pro, Rob Bell preserva a liderança com o Aston Martin #99, e na GTE Am vantagem para o Porsche #76 de Jean-Karl Vernay.
Hora 12: Allan McNish manteve a Audi #2 com uma boa vantagem sobre as Toyotas na metade da corrida. Está uma volta na frente da #8 (com Davidson) e duas na da #7 (com Lapierre), enquanto a Audi #3, com Oliver Jarvis, está se aproximando na luta pela terceira posição. A #1, com Andre Lotterer, aparece em nono. Um forte acidente com a Status Lola #30, guiada por Tony Burgess, que acertou de traseira nas curvas Porsche, trouxe nova intervenção do Safety Car. Na classe LMP2, liderança do bólido #35 com Martin Plowman. Na GTE Pro ocorreram mudanças durante as paradas, mas o Aston Martin #99 segue na frente com Frederic Makowiecki. O Imsa Porsche #76 lidera na GTE Am, com Christophe Bourret.
Hora 13: O Safety Car esteve em ação na maior parte desse período, pela sétima vez na corrida, devido a um acidente da Ferrari #54 de Howard Blank entre os Esses Dunlop e a Tertre Rouge. Os carros da Toyota se beneficiaram e se aproximaram um pouco da Audi #2, de Loic Duval, com Buemi (#8) em segundo e Lapierre (#7) em terceiro, em um momento em que a chuva também caía com mais força. Oliver Jarvis permanecia isolado em quarto com a Audi #3, e Lotterer em nono com a #1. Na LMP2, Martin Plowman seguia em primeiro com a Morgan-Nissan. Na GTE Pro, liderança provisória para a Porsche #92, e na GTE Am de Raymond Narac no Imsa Porsche #76.
Hora 14: A diferença da Audi #2 de Duval para a Toyota #8 de Buemi caiu para dois minutos, muito pela presença do Safety Car, que ficou mais de uma hora pela pista. Alex Wurz na Toyota #7 vinha mais de um minuto atrás, enquanto a Rebellion Lola-Toyota #12 de Nick Heidfeld caía para sexto devido a um problema de câmbio e a Audi #1 já vinha em oitavo. Na classe LMP2, Plowman seguia na frente com o #35. Na GTE Pro, Romain Dumas vinha em primeiro com o Porsche #92, e na GTE Am Raymond Narac permanecia liderando com a Imsa Porsche #76.
Hora 15: Loic Duval fortaleceu a liderança da Audi #2, adicionando 50s a sua vantagem para a Toyota #8 de Buemi. Wurz, com a Toyota #7, também se distanciou mais do companheiro de equipe. Mas Marc Gené, na Audi #3, vem se aproximando na briga pelo terceiro posto. Na classe LMP2, a liderança voltou para as mãos da OAK Racing Morgan-Nissan #24 de Olivier Pla. O Porsche #72 seguia em primeiro na GTE Pro, com Richard Lietz, mas com vantagem menor para Bruno Senna no Aston Martin #99. Na GTE Am, Raymond Narac com o Imsa Porsche #76 ainda liderava.
Hora 16: A Audi #2 voltou a ter uma volta de vantagem para a Toyota #8, respectivamente com Duval e Buemi. A Audi #3 de Gené, por outro lado, se aproximava da Toyota #7 de Wurz, e a Audi #1 com Benoit Treluyer voava pela pista para recuperar terreno. Bertrand Baguette colocou o OAK Morgan-Nissan #35 de novo na frente na LMP2, enquanto Bruno Senna no #99 reassumia a ponta na GTE Pro. Na GTE Am, nada mudou: Imsa Porsche #76 em primeiro com Jean-Karl Vernay.
Hora 17: Tom Kristensen segue firme para a sua nona vitória em Le Mans com a Audi #2. Stephane Sarrazin e Alex Wurz ainda vinham em segundo e terceiro com as duas Toyotas, enquanto Lucas di Grassi perdia tempo com a Audi #3 por ter passado do ponto de sua equipe nos boxes. A Audi #1 passou para sétimo. Na LMP2, Baguette ainda em primeiro com a OAK Racing Morgan-Nissan #35. Bruno Senna ainda dominava a GTE Pro com o Aston Martin #99, e Christophe Bourret era o primeiro na GTE Am com o Imsa Porsche #76.
Hora 18: Com a Audi #2, Kristensen tem quase duas voltas de vantagem para a Toyota #8 de Sarrazin, ajudado por duas intervenções do Safety Car, para retirada dos carros de Bill Auberlen (Aston Martin #98) e Andrea Belicchi (Rebellion Lola-Toyota #13). Wurz (Toyota #7) e Di Grassi (Audi #3) seguiam nas mesmas posições, e a Audi #1 de Marcel Fassler já vinha em sexto. Na LMP2, liderança ainda do #35, e Bruno Senna seguia em primeiro na GTE Pro com o #99. Na GTE Am, ainda Bourret na frente com o Imsa Porsche #76.
Hora 19: As quatro primeiras posições na LMP1 seguiam inalteradas, com Allan McNish na frente com a Audi #2, Stephane Sarrazin (Toyota #8), Kazuki Nakajima (Toyota #7) e a Audi #3 logo atrás. A Audi #1 já aparecia em quinto. O Morgan #35 de Plowman seguia na frente na LMP2. Na GTE Pro, Bruno Senna se despediu da prova: Frederic Makowiecki bateu o Aston Martin #99 na primeira chicane Mulsanne, promovendo Marc Lieb para a liderança com o Porsche #92. Jean-Karl Vernay mantinha o IMSA Porsche #76 em primeiro na GTE Am.
Hora 20: A Audi #2, com Loic Duval, mantinha vantagem de quase duas voltas para a Toyota #8 de Sarrazin. Na #7, Nakajima rodou e permitiu aproximação da Audi #3 de Lucas di Grassi. A Morgan-Nissan #35 de Plowman ainda liderava na LMP2, enquanto Marc Lieb (Porsche #92) e Jean-Karl Vernay (Porsche #76) seguiam na frente na GTE Pro e na GTE Am, respectivamente.
Hora 21: Loic Duval manteve a vantagem da Audi #2. As Toyotas de Davidson (#8) e Nakajima (#7) vinham ficando para trás e a Audi #3 de Oliver Jarvis se aproximava. Na LMP2 seguia a batalha entre as duas OAK Racing Morgan-Nissans, com Baguette ainda na frente com a #35. Na GTE Pro o duelo vinha acirrado, com vantagem ainda para a Porsche #92 de Lieb. Na GTE Am, vantagem ainda para a Imsa Porsche #76.
Hora 22: Kristensen (Audi #2) conseguiu uma volta de vantagem para Davidson na Toyota #8. Mudança na terceira posição, com a Audi #3 agora na frente da Toyota #7, em uma briga bastante acirrada entre Jarvis e Lapierre. Na LMP2, Baguette seguia na frente com o #35. Na GTE Pro, a Aston Martin retomou a ponta com o #97, pilotado por Darren Turner. Na GTE Am, Raymond Narac (#76 Imsa Porsche) ainda liderava.
Hora 23: Uma chuva forte passou a cair restando 90 minutos para o final da prova. Kristensen teve um leve furo de pneu na Audi #2, mas segue líder com folga. Buemi, com a Toyta #7, tem 30s de vantagem para a Audi #3 de Jarvis. Lapierre bateu a Toyota #7 nas barreiras de pneus, perdendo cerca de dois minutos mas ainda ficando em quarto, seguido da Audi #1 com Benoit Treluyer. Na LMP2, Baguette rodou mas seguia em primeiro com o #35. Richard Lietz retomou a liderança da GTE Pro com o Porsche #92. Na GTE Am, Imsa Porsche #76 em primeiro com Jean-Karl Vernay.
Classificação final:
Pos | Cl | Nº | Carro | Pilotos | Voltas |
1. | P1 | #2 | Audi | Kristensen/McNish/Duval | 348 |
2. | P1 | #8 | Toyota | Davidson/Sarrazin/Buemi | 347 |
3. | P1 | #3 | Audi | Gene/Jarvis/di Grassi | 347 |
4. | P1 | #7 | Toyota | Wurz/Lapierre/Nakajima | 341 |
5. | P1 | #1 | Audi | Lotterer/Treluyer/Fassler | 338 |
6. | P1 | #21 | HPD | Leventis/Kane/Watts | 332 |
7. | P2 | #35 | Morgan | Baguette/Plowman/Gonzalez | 329 |
8. | P2 | #24 | Morgan | Pla/Brundle/H Hansson | 328 |
9. | P2 | #26 | Oreca | Rusinov/Martin/Conway | 327 |
10. | P2 | #42 | Zytek | Krumm/Mardenborough/Ordonez | 327 |
11. | P2 | #49 | Oreca | P-Companc/Kaffer/Minassian | 325 |
12. | P2 | #43 | Morgan | Gachnang/Mailleux/Lombard | 320 |
13. | P2 | #48 | Oreca | Hartley/Chandhok/Patterson | 319 |
14. | P2 | #38 | Zytek | Dolan/Turvey/Luhr | 319 |
15. | P2 | #36 | Alpine | Ragues/Panciatici/Gommendy | 317 |
16. | GTP | #92 | Porsche | Lieb/Lietz/Dumas | 315 |
17. | GTP | #91 | Porsche | Bergmeister/Pilet/Bernhard | 315 |
18. | GTP | #97 | Aston | Mucke/Turner/Dumbreck | 314 |
19. | P2 | #34 | Oreca | Frey/Niederhauser/Bleekemolen | 314 |
20. | GTP | #73 | Corvette | Garcia/Magnussen/Taylor | 312 |
21. | GTP | #71 | Ferrari | Beretta/Kobayashi/Vilander | 311 |
22. | GTP | #51 | Ferrari | Bruni/Fisichella/Malucelli | 311 |
23. | GTP | #74 | Corvette | Gavin/Milner/Westbrook | 309 |
24. | P2 | #41 | Zytek | Rossi/K-Smith/Lux | 307 |
25. | GTP | #53 | SRT | Farnbacher/Goossens/Dalziel | 306 |
26. | GTA | #76 | Porsche | Narac/Vernay/Bourret | 306 |
27. | GTA | #55 | Ferrari | Perazzini/O’Young/Case | 305 |
28. | GTA | #61 | Ferrari | Gerber/Griffin/Cioci | 305 |
29. | GTA | #77 | Porsche | Dempsey/Foster/Long | 305 |
30. | GTA | #50 | Corvette | Bornhauser/Canal/Taylor | 302 |
31. | GTA | #96 | Aston | Goethe/Campbell-Walter/Hall | 301 |
32. | GTP | #93 | SRT | Wittmer/Kendall/Bomarito | 301 |
33. | P2 | #40 | Oreca | Dagoneau/Downs/Younessi | 300 |
34. | GTA | #67 | Porsche | Gibon/Milesi/Henzler | 300 |
35. | GTP | #66 | Ferrari | Bertolini/Faisal/Qubaisi | 300 |
36. | GTA | #88 | Porsche | Ried/Roda/Ruberti | 300 |
37. | GTA | #75 | Porsche | Collard/Perrodo/Crubile | 298 |
38. | GTA | #81 | Ferrari | Potolicchio/Aguas/Bright | 294 |
39. | P2 | #39 | Lola | Porta/Brandela/Raffin | 280 |
40. | P1 | #12 | Lola | Prost/Jani/Heidfeld | 275 |
41. | P1 | #13 | Lola | Beche/Belicchi/Cheng | 275 |
42. | GTA | #70 | Corvette | MacNeil/Rodrigues/Dumas | 268 |
43. | P2 | #33 | HPD | Tucker/Franchitti/Briscoe | 242 |
44. | P2 | #46 | Oreca | Thiriet/Badey/Martin | 310 |
45. | GTP | #99 | Aston | Makowiecki/Senna/Bell | 248 |
46. | P2 | #45 | Morgan | Nicolet/Merlin/Mondolot | 246 |
47. | P2 | #47 | Morgan | Imperatori/Howson/Tung | 241 |
48. | GTP | #98 | Aston | Dalla Lana/Lamy/Auberlen | 221 |
49. | P2 | #32 | Lotus | Holzer/Kraihamer/Charouz | 219 |
50. | P2 | #30 | Lola | Mowlem/Burgess/Hirschi | 153 |
51. | GTA | #54 | Ferrari | Mallegol/Bachelier/Blank | 147 |
52. | GTA | #57 | Ferrari | Krohn/Jonsson/Mediani | 111 |
53. | P2 | #25 | Oreca | Graves/Hamilton/Nakano | 101 |
54. | P2 | #28 | Lola | Giroix/Haezebrouck/Ihara | 22 |
55. | P2 | #31 | Lotus | Weeda/Rossiter/Bouchut | 17 |
56. | GTA | #95 | Aston | Simonsen/Nygaard/Poulsen | 2 |
allan mcnish, aston martin, audi, bruno senna, loic duval, Lucas di Gassi, porsche, posição, tom kristensen, toyota
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.