Acidente entre Verstappen e Norris era iminente (vídeo)
segunda-feira, 1 de julho de 2024 às 19:18
Verstappen x Norris – Áustria 2024
Quando Lando Norris começou a lutar com Max Verstappen pela liderança do GP da Áustria, parecia que o inevitável era iminente.
Tanto que o editor-chefe do Autoracing, Adauto Silva, ao responder uma pergunta sobre isso uma semana atrás durante uma LIVE, disse: “O problema acontecerá quando eles (Verstappen e Norris) se ‘encontrarem’ na pista.”
Verstappen adotou uma abordagem intransigente na disputa com Norris, apesar de estar quase 70 pontos à frente dele no campeonato e saber que o inglês teria uma punição de tempo por infrações aos limites de pista.
Foi como se ele nunca tivesse aprendido com seus erros em suas batalhas anteriores na ter um carro dominante a partir da segunda parte de 2022. O chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, culpou a abordagem do piloto holandês em disputas contra Lewis Hamilton em 2021 logo após a corrida.
Stella está certo ao apontar que os comissários da FIA ofereceram a Verstappen muita clemência na preparação para o acidente. Embora o acidente em si não tenha acarretado danos físicos, sua condução nas cinco voltas anteriores, já mostrava que uma batida seria iminente na hora em que Norris tomasse a decisão final de ataca-lo, o que inclusive o fez tentar uma manobra não muito convencional pelo lado de fora da curva 3.
A mudança constante de linha enquanto Norris tentava atacar por dentro o pegou nas zonas de frenagem, em uma ocasião fazendo com que ele ultrapassasse a curva e tomasse sua punição pelos limites de pista. A questão é se os movimentos de Verstappen justificaram qualquer intervenção do controle de corrida.
Comissários da FIA muito tolerantes com Max Verstappen
Os comissários da FIA já puniram este tipo de manobra, pelo que qualquer alteração durante a frenagem seria penalizada se resultasse na obrigação de um rival tomar medidas evasivas.
Isso entrou em vigor em 2016 por causa de dois incidentes de grande repercussão envolvendo justamente Max Verstappen, onde os pilotos alegaram que ele mudou sua trajetória nas zonas de frenagem. A FIA emitiu um esclarecimento sobre os regulamentos existentes nos termos do Artigo 27.5 do Regulamento Esportivo de F1, que afirma que “nenhum carro pode ser conduzido de uma maneira que possa ser potencialmente perigosa para outros pilotos” e o Artigo 27.8 que proíbe qualquer manobra “suscetível de atrapalhar outros pilotos”. ” incluindo “qualquer mudança anormal de direção”.
Desde então, apenas um piloto infringiu a regra: Sebastian Vettel durante o GP do México de 2016, quando colidiu com Daniel Ricciardo ao entrar em uma zona de frenagem.
Mais esclarecimentos sobre o que os comissários procuram em incidentes de corrida foram publicados pela FIA em 2022, após uma série de incidentes envolvendo Verstappen em 2021. Isso entrou em detalhes muito maiores sobre como um carro deve ultrapassar por dentro e por fora de uma curva e quanto espaço precisa ser deixado para o carro defensor.
Mas ao longo do documento de duas páginas não há menção ao movimento durante a frenagem, voltando ao artigo 20.5, que não menciona explicitamente o movimento durante a manobra de frenagem.
Verstappen recebeu uma punição e por ultrapassagens em ocasiões anteriores, mas a temporada de 2021 é a exceção a que Stella se referiu com razão, quando o holandês ficou impune por movimentos que deveriam ter sido punidos severamente pelos comissários e reapareceram em sua disputa contra Norris na Áustria.
Parte disso em 2021 foi a gestão do Race Control e o desejo de priorizar o elemento ‘show’, mas isso aconteceu às custas das corridas reais. Agora você teve uma tentativa cínica de Verstappen de manter Norris atrás, sabendo que ele provavelmente perderia a corrida com os pneus gastos que sua equipe instalou após um pit stop desastroso, mas nenhum aviso até que o contato ocorresse.
Manobras de Max Verstappen podem manchar sua reputação
Verstappen – assim como outros – sempre foi um piloto agressivo na F1, mas passa do ponto frequentemente quando realmente ameaçado, o que é provavelmente um legado de ele ter sido levado às pressas na escada júnior dos monopostos sem perder tempo aprimorando suas habilidades de corrida.
O chefe da equipe, Christian Horner, comentou que ele estava pilotando com mais “maturidade” após a batalha pelo título de 2021, mas a realidade é que ele nunca mudou realmente sua abordagem e apenas se adaptou às circunstâncias.
A vantagem da Red Bull tem sido grande o suficiente nas últimas duas temporadas para que Verstappen praticamente não competisse com seus rivais para obter vitórias, mas apesar de tudo, havia sombras de sua abordagem além das regras de conduta dos pilotos.
Na corrida Sprint do Azerbaijão de 2022, ele colidiu com George Russell, levando a um confronto pós corrida entre a dupla no parque fechado. Verstappen estava sob pressão quando Charles Leclerc, da Ferrari, emergiu como candidato ao título, mas isso acabou fracassando quando a Ferrari enfrentou baixíssima confiabilidade e vários erros estratégicos.
No final do ano, durante o GP do Brasil, seu relacionamento com Sergio Perez estourou quando ele se recusou a ajudá-lo a conquistar o segundo lugar no campeonato, desrespeitando uma ordem da equipe. Perez não ficou impressionado com as ações de seu companheiro de equipe, referindo-se a como ele o ajudou na batalha pelo título contra Hamilton em Abu Dhabi.
São esses momentos que podem manchar o que ele está conquistando com a Red Bull tão jovem. Verstappen é um talento geracional e a história lhe fará bem em não ter mais asteriscos ao lado de seu nome na lista de recordes.
Quanto a Norris, ele dessa vez demonstrou determinação de levar a luta contra Verstappen. Se não houver alguma ação mais incisiva por parte do órgão regulador, isso certamente levará ao inevitável mais uma vez?
Veja no segundo quadro do vídeo abaixo, como Verstappen joga o carro para a esquerda quando Norris já está do seu lado esquerdo:
formula 1, Max Verstappen reputação, noticias f1, Verstappen provoca acidente, Verstappen x Norris, Vídeo batida Fórmula 1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.