A Williams de James Vowles e Carlos Sainz

segunda-feira, 5 de agosto de 2024 às 17:24

James Vowles e Carlos Sainz

Após a Williams anunciar contratação de Carlos Sainz para a temporada de 2025 e além, ficou claro que James Vowles conseguiu convencer a Dorilton (empresa dona da Williams) que realmente pode devolver a Williams aos seus dias de glória.

Sainz tinha uma proposta financeiramente muito robusta da Audi, montadora alemã que havia oferecido um salário de piloto campeão para o espanhol liderar a equipe por 3 anos + 1.

Mesmo assim a Williams conseguiu convencer Sainz a assinar com eles.

A Williams contratou James Vowles para ser o mais novo chefe de equipe em 2023. No entanto, não foi aí que tudo começou para o britânico.

Primeiros dias

Vowles entrou pela primeira vez no mundo da F1 na British American Racing (BAR). Isso evoluiria para a Honda, onde ele comemorou sua primeira vitória na F1 como engenheiro com Jenson Button, que venceu em Hungaroring em 2006.

Uma aquisição da Honda pela gerência fez com que a equipe se tornasse Brawn GP em 2009. Durante a transição, Vowles foi promovido a uma posição de estrategista de corrida, onde foi fundamental para os sucessos de campeonato de Jenson e Ross Brawn.

Button venceu seis das sete primeiras rodadas para garantir o título de pilotos, enquanto seu companheiro de equipe Rubens Barrichello garantiu mais duas vitórias no segundo semestre para levar o campeonato de construtores para casa.

Domínio na Mercedes

A equipe Brackley foi alterada mais uma vez, com a Mercedes comprando a equipe em 2010. Vowles continuou fazendo parte da equipe onde, até 2014, eles viram vitórias esporádicas de Nico Rosberg e Lewis Hamilton. Eles também alcançaram o pódio final da carreira de Michael Schumacher.

A famosa era híbrida trouxe à Mercedes seu período de dominação. De 2014 a 2021, a equipe alemã conquistou oito títulos consecutivos de construtores e sete títulos consecutivos de pilotos. Lewis Hamilton conquistou o título de pilotos em todos esses anos, dando a ele sete no geral. Ele não venceu em 2016 nem em 2021, quando Nico Rosberg e Max Verstappen venceram, este último de forma controversa.

Vowles tomou muitas decisões estratégicas vitais durante esse período. Ele se tornou o Diretor de Estratégia de Automobilismo e de 2014 a 2022 venceu 112 corridas de 182 GPs com Hamilton, Rosberg, Valtteri Bottas e George Russell.

Próximo Capítulo: Williams

Após duas décadas em Brackley, Vowles levou roda a sua experiência para a Williams Racing.

Em uma declaração, ele disse:

“A Mercedes tem me apoiado muito em minha jornada”, James compartilhou após sua saída da equipe, acrescentando: “e nos separamos em excelentes termos após mais de 20 anos trabalhando em Brackley.”

Sou grato por tudo que Toto (Wolff) e a equipe nos proporcionaram, e foi uma experiência muito especial viajar juntos através do fracasso e do sucesso.”

“Mal posso esperar para começar na Williams Racing. É uma honra entrar para uma equipe com uma herança tão incrivelmente rica.”

“A equipe é um ícone do nosso esporte, um que eu respeito muito, e estou muito ansioso pelo desafio.”

Em seu primeiro ano como chefe de equipe em 2023, Vowles levou a Williams ao sétimo lugar na classificação de construtores, seu melhor resultado em seis anos. Isso talvez se deva à sua ênfase em um plano de longo prazo em oposição à tomada de decisões de curto prazo que a equipe vinha fazendo e fracassando.

Assinatura de 2025

O mercado de pilotos de 2025 causou bastante comoção. Em fevereiro de 2024, Hamilton anunciou sua desafiadora saída da Mercedes para a Ferrari. Charles Leclerc permanecerá na equipe, o que significa que Carlos Sainz ficaria sem assento a partir da próxima temporada.

Parecia que o mercado giraria em torno do espanhol, após seu sucesso com a equipe italiana, incluindo quando em 2023, ele foi o único vencedor de corrida não-Red Bull.

A dupla de pilotos da Williams também estava em questão. Enquanto Alex Albon estava indo bem, surgiram questões em torno do lugar de Logan Sargeant na equipe. O novato de 2023 teve um desempenho abaixo do esperado desde que entrou na F1, marcando um ponto singular em Austin no ano passado após a desclassificação de Hamilton e Leclerc. Também há muitos rumores de que ele está indo para o grid da Indy com a Prema.

Para a surpresa de muitos, Sainz foi anunciado como piloto da Williams em 2025 no dia 29 de julho passado. Com isso, fica claro que James Vowles pretende devolver a Williams aos seus dias de glória. Que melhor maneira do que com a experiência de Sainz?

Esta é a escolha certa?

A Mercedes se interessou muito por Sainz logo após o anúncio da saída de Hamilton. Mas o tempo foi passando e o CEO da equipe, Toto Wolff, deixou claro que suas prioridades estavam em uma contratação de sua estrela adolescente Kimi Antonelli da F2, ou mais remotamente numa transferência surpreendente da Red Bull para Max Verstappen.

A Audi entrará no grid em 2026, substituindo a Sauber. No entanto, é impossível dizer neste momento se eles terão sucesso ou não. Eles já passaram por drama e abalos nos bastidores. Antes do GP da Bélgica, eles dispensaram Andreas Seidl e Oliver Hoffmann. Eles então colocaram Mattia Binotto no comando para melhorar a Sauber a um ponto condizente com a aquisição completa da gigante automotiva alemã em 2026. Essa incerteza provavelmente desempenhou um papel na escolha de Sainz em outro lugar.

Ficou claro que a Williams foi a única concorrente da Audi a ter sucesso na contratação do futuro ex-piloto da Ferrari. A determinação de Vowles em dar a volta por cima na Williams é clara. Ele conversou com Carlos Sainz pelo menos uma vez por semana desde março deste ano. Ao mesmo tempo, ele vasculhou o grid em busca de recrutamento, o que fez com que a força de trabalho baseada em Grove aumentasse de cerca de 700 funcionários para mais de 1000.

O Futuro

Para Vowles e Sainz, transformar a Williams em uma equipe de ponta novamente é o objetivo claro.

Na coletiva de imprensa do G da Bélgica, Sainz disse:

“Eu amo a Fórmula 1 e prefiro ir para uma equipe do meio do pelotão e usar minha habilidade, no auge da minha carreira, para tentar ajuda-los a encontrar o caminho certo do que tirar um ano de folga ou ser o terceiro piloto de uma equipe de ponta, sabe.”

“Sou muito competitivo e sei que ainda posso levar esse meu lado para uma equipe de meio de pelotão.”

Essa experiência é vital para uma equipe como a Williams. Também é provável que sua experiência e apoio sejam vitais para o companheiro de equipe Albon. Parece que Vowles está mirando nisso, já que ele confidenciou a amigos da Mercedes que Albon é um bom piloto, rápido, comete poucos erros, mas é pobre em feedback, provavelmente uma herança trazida da Red Bull, onde quase não tinha espaço para mexer no acerto do carro.

Falando em Spa, Vowles expressou:

“São conversas interessantes que ele e eu tivemos até tarde da noite e apresentamos ambos os lados. Minha perspectiva é esta, eu sei que estou com uma camisa da Williams, mas acredito muito no que pretendemos fazer, é por isso que deixei a Mercedes para vir para cá, é por isso que estou falando com todos vocês com a mesma paixão, acredito em tudo o que vocês estão fazendo aqui, estou nisso dia a dia e posso ver as mudanças dia a dia.”

“Se eu desse a vocês um punhado de indivíduos da nossa equipe e dissesse para falar com eles sobre como era há 12 meses, depois falar com eles sobre como é hoje e o que vai estar lá em 12 meses, histórias positivas simplesmente fluiriam e é por isso que estou positivo. Com Carlos, ele não consegue ver muito, o que ele olha é o que você pode ver externamente, onde você está, onde você se classifica, por que você tem uma corrida ruim aqui, o que está acontecendo ali.”

“Aqui está o que ele me disse que realmente ressoou mais, ‘a razão pela qual estou fazendo isso é que quando eu me comprometo, preciso me comprometer com todo o meu coração e toda a minha alma 100% e fazer isso significa que não posso ter dúvidas e é por isso que está levando tempo’ e isso ressoou comigo.”

Embora eles ainda tenham que construir um carro adequado para o regulamento, eles terão o motor da Mercedes para ajudá-los. Além disso, com a determinação de Vowles e o feedback de Sainz, não é tão fácil descartar que a Williams possa estar na trajetória para ter sucesso mais uma vez.

AS - www.autoracing.com.br

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