A improvável recuperação da Aston Martin em 2024
segunda-feira, 3 de junho de 2024 às 12:31
Aston Martin AMR24
A Aston Martin iniciou a temporada de 2024 da F1 com uma trajetória preocupante e não há sinais de soluções rápidas.
O AMR24 marcou 44 pontos nos primeiros oito GPs de 2024. Neste estágio no ano passado, a equipe inglesa havia garantido 154 pontos e lutava pelo P2 no campeonato de construtores. Isto resume o desenvolvimento desastroso que a equipe baseada em Silverstone sofreu. Foi no GP do Canadá do ano passado que o primeiro pacote de atualização condenado chegaria ao carro de Fernando Alonso e Lance Stroll. Desde então, a situação só despencou.
Não muito tempo atrás, havia pontos fortes e fracos claros a serem identificados na Aston Martin. O AMR23 era muito competitivo em curvas de baixa velocidade, mas faltava velocidade máxima e desempenho em curvas de média velocidade. No entanto, o mesmo não pode ser dito do carro deste ano.
À medida que a equipa técnica de Dan Fallows, ex-assistente de Adrian Newey na Red Bull, trabalhava para eliminar as fraquezas existentes, a sua intervenção teve o impacto oposto. A Aston perdeu seus principais pontos fortes e, ao mesmo tempo, não conseguiu melhorar suas fraquezas. Por causa disso, a equipe de Lawrence Stroll agora está descendo no grid.
Atualizações ineficazes, sem direção clara
Ironicamente, a Aston Martin encontra-se na mesma posição que os seus rivais estavam no ano passado. A Ferrari passou quase uma temporada inteira retrabalhando o SF-23 e mudando seu conceito. Este processo não foi fácil, mas criou as bases necessárias para o carro 2024 da Ferrari, que atualmente é um desafiante pelo campeonato.
No entanto, o trabalho realizado em Silverstone tem sido muito menos frutífero. A Aston Martin sofre uma queda significativa no desempenho entre a classificação e a corrida. Isso ficou evidente no Bahrain e na China, onde o AMR24 estava na frente no sábado, mas não conseguiu controlar os pneus no domingo. Aliás, o desgaste dos pneus é um grande problema do AMR24.
A má gestão dos pneus da Aston é um fenómeno novo em 2024. Esta área já foi um ponto forte notável para o pessoal de Mike Krack. Além disso, Fernando Alonso e Lance Stroll não são conhecidos por economizarem pneus. Alonso costuma desgastar os pneus dianteiros e Stroll os traseiros.
Novos problemas estão surgindo e os antigos persistem. As atualizações produzidas na fábrica de Silverstone não estão bem correlacionadas, o que significa que o hipotético downforce visto no túnel de vento não é replicado na pista.
O tempo está se esgotando para a Aston Martin
Para Fernando Alonso e Lance Stroll, não pode haver muito otimismo de que a sorte mudará em breve. O desperdício é punido na F1 moderna e não há palavra melhor para descrever o programa de atualização da equipe britânica desde 2023.
A Ferrari, por exemplo, gastou aproximadamente 25% do seu orçamento de desenvolvimento de meio de temporada no pacote de Imola. No restante de 2024, atualizações moderadas chegarão de Maranello – com base em suas novas bases.
Mesmo uma estimativa conservadora sugeriria que a Aston Martin utilizou uma parte razoável dos seus fundos de desenvolvimento. Apesar disso, nenhum progresso claro foi feito. Provavelmente serão necessárias mais experimentos para que a equipe se oriente.
Quando isso acontecer, eles provavelmente terão perdido a oportunidade de causar um impacto significativo – no campeonato deste ano e potencialmente no próximo.
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