A improvável recuperação da Aston Martin em 2024

segunda-feira, 3 de junho de 2024 às 12:31

Aston Martin AMR24

A Aston Martin iniciou a temporada de 2024 da F1 com uma trajetória preocupante e não há sinais de soluções rápidas.

O AMR24 marcou 44 pontos nos primeiros oito GPs de 2024. Neste estágio no ano passado, a equipe inglesa havia garantido 154 pontos e lutava pelo P2 no campeonato de construtores. Isto resume o desenvolvimento desastroso que a equipe baseada em Silverstone sofreu. Foi no GP do Canadá do ano passado que o primeiro pacote de atualização condenado chegaria ao carro de Fernando Alonso e Lance Stroll. Desde então, a situação só despencou.

Não muito tempo atrás, havia pontos fortes e fracos claros a serem identificados na Aston Martin. O AMR23 era muito competitivo em curvas de baixa velocidade, mas faltava velocidade máxima e desempenho em curvas de média velocidade. No entanto, o mesmo não pode ser dito do carro deste ano.

À medida que a equipa técnica de Dan Fallows, ex-assistente de Adrian Newey na Red Bull, trabalhava para eliminar as fraquezas existentes, a sua intervenção teve o impacto oposto. A Aston perdeu seus principais pontos fortes e, ao mesmo tempo, não conseguiu melhorar suas fraquezas. Por causa disso, a equipe de Lawrence Stroll agora está descendo no grid.

Atualizações ineficazes, sem direção clara

Ironicamente, a Aston Martin encontra-se na mesma posição que os seus rivais estavam no ano passado. A Ferrari passou quase uma temporada inteira retrabalhando o SF-23 e mudando seu conceito. Este processo não foi fácil, mas criou as bases necessárias para o carro 2024 da Ferrari, que atualmente é um desafiante pelo campeonato.

No entanto, o trabalho realizado em Silverstone tem sido muito menos frutífero. A Aston Martin sofre uma queda significativa no desempenho entre a classificação e a corrida. Isso ficou evidente no Bahrain e na China, onde o AMR24 estava na frente no sábado, mas não conseguiu controlar os pneus no domingo. Aliás, o desgaste dos pneus é um grande problema do AMR24.

A má gestão dos pneus da Aston é um fenómeno novo em 2024. Esta área já foi um ponto forte notável para o pessoal de Mike Krack. Além disso, Fernando Alonso e Lance Stroll não são conhecidos por economizarem pneus. Alonso costuma desgastar os pneus dianteiros e Stroll os traseiros.

Novos problemas estão surgindo e os antigos persistem. As atualizações produzidas na fábrica de Silverstone não estão bem correlacionadas, o que significa que o hipotético downforce visto no túnel de vento não é replicado na pista.

O tempo está se esgotando para a Aston Martin

Para Fernando Alonso e Lance Stroll, não pode haver muito otimismo de que a sorte mudará em breve. O desperdício é punido na F1 moderna e não há palavra melhor para descrever o programa de atualização da equipe britânica desde 2023.

A Ferrari, por exemplo, gastou aproximadamente 25% do seu orçamento de desenvolvimento de meio de temporada no pacote de Imola. No restante de 2024, atualizações moderadas chegarão de Maranello – com base em suas novas bases.

Mesmo uma estimativa conservadora sugeriria que a Aston Martin utilizou uma parte razoável dos seus fundos de desenvolvimento. Apesar disso, nenhum progresso claro foi feito. Provavelmente serão necessárias mais experimentos para que a equipe se oriente.

Quando isso acontecer, eles provavelmente terão perdido a oportunidade de causar um impacto significativo – no campeonato deste ano e potencialmente no próximo.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.