A Fórmula E define seu campeão de 2024 com duas corridas em Londres
quinta-feira, 18 de julho de 2024 às 16:30
Nick Cassidy
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA terá sua grande final neste fim de semana com duas corridas no E-Prix de Londres.
Depois de uma emocionante décima temporada da série de monopostos totalmente elétricos, a Fórmula E retorna a Londres para a última rodada dupla da temporada. Com sete pilotos ainda na disputa pelo título, este confronto final coroará o campeão definitivo de uma batalha muito disputada, como de costume.
Enquanto a série se dirigia a Portland para as rodadas 13 e 14, o atual líder do campeonato de pilotos, Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, tinha uma chance matemática de garantir o título. Porém, duas finais sem acumular pontos acirraram a competição, aproximando os rivais mais do que nunca.
Depois que o companheiro de equipe de Cassidy, Mitch Evans, garantiu o terceiro lugar na 14ª rodada e Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, manteve o quarto lugar, apesar de ter sofrido danos em seu carro, apenas 12 pontos os separam do líder Cassidy. As três vitórias consecutivas de António Félix da Costa, companheiro de Wehrlein, também o colocam na disputa.
Os sete melhores pilotos do campeonato são os seguintes, todos com chance de conquistar o título:
Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) 167 pontos
Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) 155 pontos
Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) 155 pontos
Antônio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) 134 pontos
Oliver Rowland (Nissan Fórmula E) 131 pontos
Jean-Éric Vergne (DS PENSKE) 129 pontos
Jake Dennis (Andretti Fórmula E) 122 pontos
Além do título de pilotos, também está em jogo o campeonato de equipes. A Jaguar TCS Racing lidera com 322 pontos, mas a TAG Heuer Porsche está perto com 289 pontos. Estas equipes são também cruciais na definição do primeiro Troféu de Construtores, onde a Porsche lidera com 407 pontos, seguida pela Jaguar com 388.
O EPrix de Londres tem um peso significativo após a conclusão dramática do ano passado, quando Jake Dennis conquistou o Campeonato Mundial de Pilotos na penúltima corrida com 213 pontos, deixando Mitch Evans em segundo lugar com 176 pontos, incapaz de desafiar Dennis na rodada final da temporada.
Neste fim de semana, Evans estará determinado a se redimir ao terminar novamente em segundo lugar no campeonato, desta vez atrás de seu companheiro Nick Cassidy. Ambos lutarão pelo título que lhes escapou por pouco no ano passado, com o objetivo de trazer glória à Jaguar TCS Racing que corre em casa.
O circuito ExCeL de Londres oferece um desafio único, pois parte dele é indoor. A pista começa em ambientes fechados em uma superfície lisa e sedosa, que proporciona excelente aderência aos pilotos. Depois de passar por uma rápida sucessão de curvas, o pelotão segue para fora, encontrando imediatamente uma tira de metal escorregadio antes de passar para o asfalto altamente abrasivo que cerca o recinto de exposições de Londres.
A seção externa do circuito apresenta uma série de chicanes fluidas, perfeitas para ultrapassagens. Depois das chicanes, os pilotos enfrentam uma descida rápida para um conjunto de curvas sinuosas antes de voltarem ao pavilhão principal para completar a volta.
Esta transição de dentro para fora introduz mudanças na superfície e na elevação, bem como uma mudança na iluminação, tornando-se uma experiência desafiadora, mas emocionante para os pilotos.
O traçado da pista permanece inalterado desde 2023, mantendo a extensão de 2,08 km e 20 curvas. A zona de ativação do MODO ATAQUE está estrategicamente localizada na parte externa da Curva 16, adicionando outro nível de emoção e estratégia à corrida.
O circuito ExCeL em Londres é uma prova da natureza única e dinâmica do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA e o cenário perfeito para ver o campeonato em jogo.
O E-Prix de Londres começará nesta sexta-feira, 19 de julho, com o treino livre 1 às 17h, horário local.
A seguir, no sábado, 20 de julho, terá lugar a primeira corrida, com treino livre 2 às 10h00 locais, seguida da sessão de qualificação às 12h20 locais, finalizando às 17h00 hora local com a corrida em si.
Para a rodada 16, aplica-se o mesmo programa: o Treino Livre 3 começa às 10h00 de domingo, 21 de julho, seguido da qualificação às 12h20, hora local, e da corrida às 17h00, hora local.
formula e, Londres
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.