A entrada da Cadillac na F1 em 2026 é “inevitável”, diz Zak Brown
domingo, 24 de novembro de 2024 às 7:00
Cadillac
O acordo foi finalizado, mas permanece em segredo por enquanto – a Cadillac está pronta para ingressar na Fórmula 1 como a décima primeira equipe em 2026. De acordo com fontes anônimas da indústria citadas pela agência de notícias AP, a Liberty Media, dona da Fórmula 1, optou por não fazer o anúncio durante o GP de Las Vegas.
A Sky Itália informa que o anúncio formal deverá ocorrer na próxima semana. Uma condição para a entrada da Cadillac na F1 foi a remoção do nome Andretti, apesar da equipe estar sediada na recém-criada base da Andretti Global em Silverstone.
Nos seus primeiros dois anos, a Cadillac F1 usará unidades de potência da Ferrari em 2026 e 2027, com a General Motors (GM) preparada para produzir seus próprios motores a partir de 2028.
“A discussão é entre a FIA, a equipe e a FOM”, comentou o chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, em Las Vegas. “Não é nossa escolha. Mas se for bom para o esporte, bom para o show, bom para os negócios e agregar valor ao lado esportivo, estamos todos bem”.
Os jornais Sky Deutschland e Blick afirmam que o carro está sendo desenvolvido nas instalações do túnel de vento da Toyota em Colônia.
O CEO da McLaren, Zak Brown, deu a entender que a entrada da Cadillac é um negócio fechado. “Não fomos informados oficialmente, mas estamos envolvidos com a GM e nossa equipe da Fórmula Indy. Eu os vi aqui e eles parecem ter grandes sorrisos no rosto”, comentou Brown em Las Vegas.
“Portanto, acho que um anúncio é provavelmente inevitável, e seria ótimo ter outro fabricante se juntando ao nosso esporte ao lado da Audi. A GM tem uma grande história no automobilismo, então acho ótimo – mais competição”, prosseguiu.
Espera-se que a Cadillac pague uma taxa de inscrição significativa, estimada entre 200 e 600 milhões de dólares, para compensar o impacto no prêmio total compartilhado entre as dez equipes atuais.
O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, reconheceu as implicações financeiras, dizendo ao Kleine Zeitung: “Não quero que o prêmio seja diluído como resultado, mas provavelmente vai nos custar um pouco”.
Andretti F1, Cadillac, Christian Horner, equipe, f1, formula 1, frederic vasseur, noticias f1, zak brown
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.