2024 foi uma temporada repleta de recordes na Fórmula 1
sexta-feira, 13 de dezembro de 2024 às 13:25
Pilotos F1 2024
A temporada de Fórmula 1 de 2024 foi uma das mais competitivas da história recente, com várias reviravoltas, vitórias inesperadas e novos recordes quebrados.
Sete pilotos venceram várias corridas nesta temporada, quebrando definitivamente o domínio da Red Bull.
Uma temporada cheia de recordes quebrados
Mais de 30 recordes foram quebrados este ano, destacando uma temporada cheia de performances épicas de alguns pilotos.
Pilotos famosos continuaram a enriquecer suas prateleiras de troféus.
Outros pilotos, por outro lado, quebraram novos recordes negativos destacando a falta de desempenho de sua temporada.
Recordes quebrados por Max Verstappen
Pelo quarto ano consecutivo, após uma temporada de altos e baixos, Max Verstappen é o campeão mundial. Assim, juntando-se a um prestigioso grupo de apenas seis pilotos que ganharam quatro ou mais campeonatos mundiais.
7 títulos – Michael Schumacher e Lewis Hamilton
5 títulos – Juan Manuel Fangio
4 títulos – Alain Prost, Sebastian Vettel e Max Verstappen.
Além disso, nesta temporada muito longa – na época de Prost eram cerca de 10 corridas a menos por temporada – , Verstappen consolidou novos recordes. Ele agora ocupa os dois primeiros lugares com mais vitórias consecutivas em uma temporada, com 10 e 9.
Ele ocupa o primeiro, segundo e terceiro lugar no ranking geral de pilotos com mais pontos de campeonato conquistados em uma temporada. Seu ano de 2023 com 575 pontos está em primeiro lugar, 2022 está em segundo lugar com 454 pontos e de 2024 está em terceiro lugar com 437 pontos.
Verstappen e Valtteri Bottas entraram no top quatro dos pilotos com mais largadas consecutivas. O piloto da Red Bull está atualmente em terceiro lugar com 209 largadas consecutivas, e o finlandês logo atrás com 208.
Verstappen igualou o recorde de Ayrton Senna da década de 1980, e agora eles têm o mesmo número de pole positions consecutivas; oito.
Entretanto, analisando em detalhes, as oito pole positions consecutivas de Verstappen começaram com o GP de Abu Dhabi de 2023 e terminaram no GP da Emília Romana em 2024.
No ranking geral de pilotos com mais corridas consecutivas, ele está em segundo lugar. Verstappen tem 43 corridas consecutivas. Antes dele, em primeiro lugar está Lewis Hamilton com 48 corridas consecutivas. A sequência de Lewis Hamilton começou com um P2 no GP da Inglaterra em 2018 e depois terminando as próximas 47 corridas seguidas.
Recordes quebrados por Lewis Hamilton
Lewis Hamilton é o “recordista de recordes” na F1. Embora sua temporada não tenha sido boa, ele continuou a aumentar sua coleção de recordes.
O triunfo de Hamilton no GP da Inglaterra de 2024 marcou sua nona vitória no evento. Assim, quebrando seu empate com Schumacher para o maior número de vitórias em um mesmo circuito.
Ele também é agora o piloto com mais temporadas com uma corrida vencida, ultrapassando Michael Schumacher (16).
Além disso, ele estendeu seu recorde de pontos na carreira. No final da temporada de 2023, Hamilton tinha 4.639,5 pontos e no final da temporada de 2024, 4.862,5 pontos.
A temporada de 2024 foi sua 17ª temporada com uma volta mais rápida. Foi também sua 15ª temporada consecutiva com uma volta mais rápida, igualando Schumacher.
Hamilton também estendeu o recorde de mais temporadas consecutivas com um pódio, em 18, com o recorde começando na sua temporada de estreia em 2007.
O heptacampeão também estendeu seu recorde com o maior número de aparições em corridas e largadas com um fabricante de motor único. O total é 356.
Mas seus recordes mais orgulhosos e importantes são de mais vitórias em corridas, mais poles e mais pódios, dos quais ele estendeu dois este ano. Ele tem o maior número de pódios com 202 e vitórias em corridas com 105. E continua com 104 pole positions
Recordes quebrados por Fernando Alonso
Nesta temporada de 2024, Fernando Alonso também conseguiu coletar novos recordes na sua 21ª temporada – um recorde por si só como o piloto com mais temporadas na F1 com largadas em corridas.
O espanhol também é o piloto com mais corridas concluídas, tendo completado atualmente 324 corridas.
Ele é o piloto com a maior lacuna entre sua primeira largada na carreira e sua última largada na carreira: atualmente – 23 anos, 9 meses e 4 dias.
Além disso, Alonso ampliou seu recorde como o piloto com mais inscrições na carreira (404). Largadas (401), quilômetros percorridos (109.237) e voltas concluídas (21.827).
Outros recordes quebrados na temporada de 2024
Lando Norris venceu um GP após 109 corridas sem vitória. Isso o coloca em nono lugar como o piloto com mais corridas antes de sua primeira vitória.
O piloto da McLaren também está empatado em cinco para o recorde de mais pódios (15) antes de sua primeira vitória.
Kevin Magnussen ampliou seu recorde como o piloto com mais corridas sem liderar uma volta (185).
Esteban Ocon conseguiu a volta mais rápida de uma corrida em sua carreira no GP dos Estados Unidos após 151 corridas.
Lance Stroll quebrou o recorde anteriormente detido por Johnny Herbert para o maior número de largadas de corrida sem uma volta mais rápida (166).
A temporada de 2024 se tornou a primeira temporada na história da F1 com o maior número de pilotos vencendo duas ou mais corridas. Sete pilotos venceram pelo menos duas corridas cada nesta temporada – um fator importante que destaca a ruptura oficial do domínio da Red Bull
alain prost, f1, formula 1, lewis hamilton, max verstappen, Michael Schumacher, noticias f1, recordes f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.