F1 – Pneus macios são um segundo mais velozes que os médios em Spa

sexta-feira, 30 de agosto de 2019 às 16:38

Pneus da Fórmula 1

O tempo estava seco e quente hoje, com temperaturas da pista chegando a 40 graus durante a tarde. O circuito estava em boas condições, com os pneus se comportando exatamente como o esperado. Como costuma acontecer na Bélgica, houve uma grande diferença na temperatura da pista entre as sessões da manhã e da tarde.

Semelhante ao ano passado (quando a Ferrari foi a mais rápida em todas as sessões, exceto o Q3), a equipe liderou o TL1 e o TL2 com Sebastian Vettel e Charles Leclerc, respectivamente.

A diferença entre os compostos médios e macios – que serão usados ​​predominantemente na corrida – é de cerca de um segundo por volta aqui. O composto duro não foi muito usado hoje, por isso é difícil prever a diferença com precisão, mas estimamos que ela seja por volta de 1s5.

Geralmente, há bastante borracha residual na pista por causa das 24 horas do Spa, corrida realizada no mês passado. Mas como a prova deste ano foi realizada sob muita chuva (o que até levou a uma interrupção), havia pouca borracha na pista.

Não foram observadas bolhas ou granulações ao longo do dia, nesta que é uma das pistas mais abrasivas de todo o campeonato.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Hoje foi em grande parte o que esperávamos de uma de sexta-feira na Bélgica com grande mudança na temperatura da pista entre o período da tarde e da manhã e um grau significativo de evolução no TL1. No entanto, a pista esteve geralmente em boas condições, o que permitiu que muitos dados representativos fossem recolhidos. Nós vimos os treinos de longa duração nos pneus macios e médios durante a tarde, em proporções parecidas. A previsão meteorológica sugere condições mais frias para a corrida no domingo, uma das razões pelas quais as equipes se concentraram no uso dos pneus médios e macios, embora não possamos, evidentemente, excluir a possibilidade de o duro também ser utilizado. Com as grandes demandas que Spa coloca nos pneus, as equipes monitorarão os níveis de degradação de perto ao refinarem suas estratégias. Nós vimos uma quantidade razoável de degradação no pneu macio hoje, então uma grande parte do trabalho, daqui em diante, será para aprimorar o equilíbrio do carro ao usar este composto para que os pilotos possam extrair o máximo de desempenho durante a corrida”.

EB - www.autoracing.com.br

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