F1 – Max Mosley morre aos 81 anos

segunda-feira, 24 de maio de 2021 às 18:29

Max Mosley

Max Mosley, ex-piloto amador, ex-dono de equipe e ex-presidente da FIA que estava com 81 anos morreu hoje na sua casa em Chelsea, bairro de Londres.

Mosley era o filho mais novo de Sir Oswald Mosley, ex-líder da União Britânica de Fascistas. Mosley morou e recebeu sua educação na França, Alemanha e Grã-Bretanha antes de ir para a universidade em Christ Church, Oxford, onde se formou em física. Depois resolveu seguir a profissão de advogado.

Ex-piloto amador, Mosley foi fundador e co-proprietário da March Engineering – inclusive na época em que o brasileiro Alex Dias Ribeiro guiou para a March na F1. Ele era responsável pelos assuntos jurídicos e comerciais da empresa e se tornou o representante da equipe na Associação de Construtores de Fórmula 1.

Ele se tornou o assessor jurídico oficial do FOCA e desempenhou um papel central nas negociações da primeira versão do Pacto de Concórdia, que dita os termos pelos quais as equipes competem nas corridas e como as receitas da televisão e do prêmio em dinheiro são divididas. O Pacto existe até hoje e sua última versão termina 2025.

Mosley foi eleito presidente da FISA em 1991 e tornou-se presidente da FIA, o órgão pai da FISA, em 1993. Como presidente da FIA, ele também promoveu o aumento da segurança e o uso de tecnologias verdes nas corridas de automóveis.

Mosley deixou o cargo no final de seu mandato em 2009 e foi substituído por seu sucessor preferido, Jean Todt.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.